Modelo familiar - Banco de redações


Mudança de valores: conceito de família no século XXI

Enviada em: 19/11/2017

Status:

Corrigida
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A família, como quaisquer outras instituições humanas, se transformou ao longo do tempo pela sua estrutura da organização familiar na qual assumiu formatos que se ajustaram às condições econômicas e sociais (Vírgula) ou mesmo influenciou tais condições. Na história da formação da sociedade brasileira (Vírgula) o período da colonização do Brasil, o modelo de família que se formou foi o modelo patriarcal. O modelo patriarcal, como o próprio nome indica, caracteriza-se por ter como figura central o patriarca, ou seja, o “pai”, que é simultaneamente chefe do clã e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência que a família exerce. 

No Brasil, esse modelo de família começou a formar-se logo no primeiro século da colonização, século XVI, a partir da herança cultural portuguesa, (Sem vírgula) cujas raízes ibéricas estavam, nessa época, fortemente vinculadas com o passado medieval europeu – sem contar a influência do modelo de patriarcado muçulmano em de quem os portugueses absorveram muitas características de diversas regiões brasileiras, inicialmente divididas em capitanias hereditárias, pois foram controladas por poucas famílias que se apoderaram dos mecanismos de desenvolvimento econômico dessas regiões. O grande exemplo mais notório foi o das fazendas de engenho de açúcar no Nordeste brasileiro, especialmente em Pernambuco. Esse modelo atravessou séculos e, até hoje, pode-se perceber no Brasil traços desse tipo de dominação familiar regional. (Delimite e desenvolva o argumento)

O modelo da família patriarcal no Brasil gerou, assim, uma forma específica de organização social, (Sem vírgula) que teve grande implicação em nossa organização política. Trata-se do “patronato político” que se trata da herança portuguesa e privilegia a participação do Estado na atividade econômica. Essas práticas que consistem em “estender os domínios privados”, o âmbito familiar, para a esfera pública, para os domínios da atividade política, têm suas raízes no patriarcalismo. (Cuidado para que não fuja do tema. Reestruture)

Hoje em dia essas mudanças podem dar um nó na cabeça das pessoas principalmente das crianças. Mostra, por exemplo, que filhos de pais divorciados têm, em média, uma taxa de aprendizado educacional menor que a de filhos de pais casados (Apresente a fonte). Além disso, famílias pequenas e dispersas podem trazer à tona um sentimento nada agradável: a solidão. As mães que trabalham fora ainda são condenadas pela sociedade quando os filhos têm problemas, por exemplo. E acabam se culpando, acho que uma família tem que se construir de uma forma coletiva (Evite esse tipo de construção no texto), para não ter muitos descontentamentos pessoais, atualmente nem sempre o pai é o chefe da casa, mas um bom líder precisa lidar em tudo no que estar acontecendo pra que a família fique em harmonia pra que todos sejam entendidos. (Não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200