Para que ocorra a formação da sociedade é necessário ao ser humano manter um convívio com seus semelhantes. Nisso, pode-se enunciar que o homem utiliza da do modelo familiar para pleitear isso. Em vista desse fato, ao longo da história mostrou-se presente na sociedade o modelo patriarcal, e por seguinte (Vírgula) na atualidade, tem-se a formação de casais, por homossexuais. Com isso, faz-se mister a análise do exposto, a fim de vislumbrar ideias que do possam fazer com que essas transições de conceito cultural sejam veneradas.
Em primeiro ponto, o modelo patriarcal foi aderido pelo Brasil no período colonial, isto é, no século XVI, no qual teve como influência os preceitos da cultura portuguesa. Esse paradigma, (Sem vírgula) fez com que, (Sem vírgula) a mulher se torna-se torna submissa as vontades do homem, sobretudo na realização de tarefas cotidianas (Vírgula) tal como cozinhar, cuidar dos filhos e ainda a obrigação de satisfazer-lhe a lasciva. Agora com relação ao homem, ele tinha o papel de gestor do ente familiar, uma vez que, (Sem vírgula) assumia-se na obrigação de ir trabalhar fora, com a finalidade de conseguir recursos, (Sem vírgula) e prover o nome da sua família na sociedade. (Delimite Discuta mais)
Embora isso, os costumes, a moral e a figura do ideal sempre mudaram em um contexto cultural. Assim, outros modelos de família surgiram, como a a de casais homoafetivos. Nesse sentido, estes recentemente tiveram uma enorme vitória, tendo em vista o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) no ano de 2015, que possibilitou à a adoção de crianças por casais homossexuais. Esse posicionamento teve como base o respeito à Constituição Federal de 1988, tendo ainda a Ministra do Supremo (Vírgula) Carmem Lúcia, salientado que a Carta Magna não faz a menor distinção entre casais homossexuais e heterossexuais. Ademais, no Fantástico (Vírgula) no ano de 2017, foi notificado que as crianças não exigem que um casal seja de um sexo ou de outro, mas sim que seja empregado o carinho, respeito e o afeto em sua formação familiar. (Muitas informações, poucas discussões)
Em ilação, é notório que novas formações familiares surgiram, assim, para que elas sejam respeitadas, faz-se necessário a propositura de medidas. A primeira deve partir das redes educacionais que fomentarão palestras, teatro, arte e música, de modo a disseminar a importância da diversidade cultural. Outrossim, a mídia disseminará essas ideias por meio dos seus telejornais, a fim de mostrar o verdadeiro conceito de família, que é o de cuidar, ensinar e proteger. (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
Apresente fatos e os desenvolva no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |