No Brasil, desde o período da colonização, no século XVI, o conceito de família tinha como referência o modelo patriarcal, proveniente da herança cultural portuguesa. Entretanto, em meados do século XX, sucedeu-se uma transmutação de valores ligados à essa concepção, constituindo novas discussões com diferentes perspectivas acerca do assunto. Consequentemente, desencadeou-se novos paradigmas relacionados à representatividade da instituição familiar.
À vista disso, consta que o aumento da taxa de divórcios, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, filhos fora do casamento, são um dos principais fatores que ocasionaram a transformação na definição de família (Por quê? Relacione com a ideia de família patriarcal). A legalização do casamento homossexual na maioria dos países, inclusive no Brasil, e a adoção de crianças por esses cônjuges, também foram um forte agente causador de mudança. O novo Código Civil Brasileiro, vigente desde 2003, abrange as unidades familiares formadas por casamento, união estável ou comunidade de qualquer genitor e descendente.
Isto posto, uma pesquisa britânica mostra que filhos de pais divorciados, em média, têm um índice de aprendizado educacional menor do que de pais casados (Desenvolva essa ideia). Além de que, famílias pequena e disseminadas, podem fomentar um sentimento de solidão, e para adversar-lo adversá-lo, será mais frequente pessoas adotarem amigos como parte do núcleo familiar. (Discussão limitada)
Por conseguinte, o desvencilhamento do padrão tradicional adotado no século XVI é necessário, pois não condiz com a nossa hodiernidade. Cabe as entidades do governo assegurem os diretos dos indivíduos, especialmente relacionados à adoção por casais homossexuais, que as instituições de ensino debatem com as crianças e os jovens sobre as questões que envolvem o assunto, e que, principalmente, os cidadãos não discriminem o advento desses novos padrões e que saibam que a transformação é vital à evolução. Como disse a psicanalista, Belinda Mandelbaum, (Dois pontos) "A família é universal e tem diversas funções, pois é através dos laços que formam uma família que o tecido social fica coeso.". (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto para evitar "lacunas". Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |