Novos modelos de família - Banco de redações


Mudança de valores: conceito de família no século XXI

Enviada em: 06/11/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em diversas culturas, as mudanças no conceito de família promovem transformações nas relações sociais. Desde os tempos da colonização, o Brasil tem adotado o modelo familiar patriarcal, em que o pai ou patriarca assume todas as responsabilidades e supre as necessidades dos outros membros, sendo considerado o chefe da família. Porém, com as alterações ao longo dos tempos, essa família-modelo tem perdido força e tem dado lugar a outros modelos familiares.

Nos últimos anos, o crescente número de divórcios tem contribuído para a modificação do conceito inicial de família, os filhos estão se acostumando a viver em duas casas, dividindo a sua atenção entre o pai e a mãe. Além disso, tem crescido a quantidade de mulheres que ingressam no mercado de trabalho e isso minimiza a imagem do homem como único provedor do lar. Ainda, é cada vez mais comum a adoção de filhos por casais homossexuais, alterando de forma substancial o padrão familiar estabelecido nos primórdios em que se fazia presente a figura do homem e da mulher como base da família. (Discuta mais os fatos apresentados, pois há mais exposição do que argumentação)

Outro aspecto relevante diz respeito ao aumento do número de pais solteiros no país. Nessa nova formação, torna-se comum um dos pais trazer para si a responsabilidade da criação dos filhos. Cabe também mencionar que em países desenvolvidos, (Sem vírgula) esse número também tem crescido e potencializado mudanças nas estruturas familiares. (Desenvolva mais)

Especialistas acreditam que daqui há alguns anos a tendência é diminuir o modelo-padrão de família proveniente de cada cultura. Nesse sentido, cabe às sociedades se adaptarem e se prepararem para os novos modelos que ainda vão surgir. (Não obedece a estrutura do texto)

Dessa forma, as implicações associadas às mudanças no conceito de família não podem ser desconsideradas. Espera-se que com as transformações nas relações sociais e consequente surgimento de novos modelos de família, a comunidade se ajuste às transformações para que seja preservada e respeitada a instituição familiar independente de ter uma formação tradicional ou de ser formada por um modelo fora dos padrões aceitos pela sociedade. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200