Representatividade - Banco de redações


Mudança de valores: conceito de família no século XXI

Enviada em: 03/11/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O modelo pai, mãe e filhos sempre foi enraizado na sociedade como um modelo padrão a ser seguido. Contudo, sabe-se que mães solteiras, casais gays e irmãos vivendo juntos são apenas alguns dos vários tipos familiares que destoam desse modelo e que merecem mais representatividade. (Desenvolva mais as discussões no parágrafo de introdução)

O conceito de família não pode ser padronizado justamente porque não há apenas um tipo dela. Séries como “Dois homens e meio”, em que dois irmãos e o filho de um deles vivem juntos, demonstra isso. Família deve ser considerada como um conjunto de indivíduos que convivem juntos socialmente, não sendo necessário consanguinidade (Observe que esse período não retoma a ideia anterior)(Reestruture, pois a argumentação está confusa e limitada)

Quando uma família, como a dita tradicional, é padronizada, acaba por eclodir uma série de preconceitos para com as outras, já que o filho de um casal homossexual, por exemplo, pode sofrer bullying por ter uma família dita “anormal”. (Desenvolva, pois a discussão está limitada)

Portanto, se faz necessário, por parte dos pais e principalmente da escola, uma abordagem a respeito desse assunto, além de palestras abertas ao público. A mídia também deve mostrar, por meio de propagandas, novelas, filmes e séries, os outros tipos de família existentes, a fim de promover representatividade. Só assim o conceito familiar irá se tornar mais amplo e livre de preconceitos. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)


 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas no textos, pois estão limitadas. Além disso reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200