O conceito de família que se conhece atualmente, (Sem vírgula) já passou por algumas mudanças essenciais para enquadrar os diversos tipos familiares existentes na contemporaneidade. Numa definição mais antiga, tinha-se a família como uma instituição baseada no patriarcalismo, no entanto, esta é ultrapassada e preconceituosa ao se tratar da realidade do século XXI. Dessa forma, faz-se necessário reconhecer e respeitar as diferentes modalidades de família que existem nas sociedades contemporâneas, em especial a brasileira.
O modelo tradicional de família, aquele constituído por um pai, uma mãe e seus filhos, foi por muito tempo entendido como a única representação de grupo familiar. O código civil de 1916 a definia como um agrupamento originado por meio do matrimônio. Percebe-se que nesse momento, (Sem vírgula) o cunho religioso fazia-se bastante presente ao se definir e entender o conceito de família. No entanto, tal formulação afeta diretamente muitos indivíduos (Quais?) na atualidade, pois, nem todos vivem de acordo aponta o código. Existem famílias de diferentes composições, muitas delas que não possuem nenhuma relação com o matrimônio, como é o caso de indivíduos separados. Crianças que são criadas apenas pela mãe ou pelo pai. Por isso, o patriarcalismo institucionalizado não se adéqua às famílias modernas e, pode-se dizer, que afeta os direitos humanos (Por quê? Explore isso no texto).
Pelas mudanças ocorridas (Quais? Apresente no texto) na sociedade, a ampliação do conceito de família tornou-se fundamental para contemplar todos os cidadãos. Por tal motivo, a Constituição Federal de 1988 reconhece a união estável com efeito civil, além de considerar a família monoparental. A partir dessa conjuntura o princípio da dignidade da pessoa humana passa a ser valorizado, levando-se em consideração que um grupo no qual seus membros se enxergam como um familiar é a definição adequada para a ocasião. Além disso, legitimar as uniões homoafetivas, no ano de 2006, foi outro passo importantíssimo para abarcar completamente a todos os indivíduos (Por quê? Justifique essa ideia no texto). Portanto, nota-se que o conceito de família no século XXI é amplo e variado para que todas as conformações familiares existentes sejam consideradas.
Desse modo, família se define a partir de laços de afetividade. Esse é o ponto principal para tal discussão. Para solucionar as problemáticas (Quais? Essa ideia não fora evidenciada no texto) acerca do tema é basilar a conscientização da própria sociedade ao respeitar os novos modelos familiares como, casais homoafetivos que realizam a adoção de crianças, ou, mulheres solteiras que trabalham e criam os seus filhos sozinhas, dentre outros modais que existem. Para isso, a escola e a própria família possuem um importante papel na educação dos indivíduos, ensinando-lhes o respeito às diferenças e consequentemente aos direitos humanos. Ademais, a mídia pode se apresentar como grande influenciadora nessa temática com a divulgação de propagandas que manifestem a promoção de respeito e tolerância mútuas entre a população (Vírgula) fazendo com que muitas pessoas se desfaçam das suas concepções patriarcais e preconceituosas. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |