Na Idade Média, sob forte influência da igreja, a ideia de família era a união entre o homem e a mulher, contudo este conceito e o significado de família se modificou,o antigo padrão foi deixado de lado e hoje podemos pode-se definir família como uma união entre dois seres, independente dos sexos do sexo deles. (Apresente mais discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto)
O casamento homoafetivo é uma realidade em diversos países do mundo, sendo a Holanda o primeiro país a liberar o casamento e a adoção em 2001. No Brasil (Vírgula) a união estável entre pessoas do mesmo sexo é liberada desde 2013. Uma pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que desde 2013 o casamento entre pessoas do mesmo sexo aumentou 51,7%. (Vírgula) enquanto o casamento heterossexual aumentou 2,7%. Houve também um aumento no número de crianças adotadas, e uma das razões é o fato de casais do mesmo sexo desejarem um filho. (Organize e desenvolva as ideias apresentadas)
Portanto, o padrão e o conceito familiar se modificou ao longo dos anos, não podendo mais ser definido como o antigo modelo patriarcal (Observe que há um possível equívoco nessa afirmação. Reestruture):o pai,a mãe e ou filhos.
Comentários do corretor
Embora o texto apresente discussões pertinentes ao tema, não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 210 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |