- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 27/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o advento da Revolução Industrial, (Sem vírgula) o mundo passou por uma série de avanços tecnológicos, porém a preocupação com o meio ambiente foi mínima. (Vírgula) acarretando assim, (Sem vírgula) o surgimento da poluição em massa. Tanto que Portanto, hoje, o número de poluentes como o dióxido de carbono e o gás metano crescem gradativamente. Nesse contexto é necessário analisar como a falta de planejamento e o consumismo demasiado contribuem com a questão.

A ineficácia da fiscalização ambiental coopera com a devastação do meio ambiente. Isso ocorre porque, na sociedade capitalista onde o lucro é priorizado, a gana por obtê-lo faz com que muitos investidores infrinjam o artigo 225 da Constituição Federal, no qual diz: que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado". Em decorrência disso, encontramos encontra-se (Vírgula) por exemplo, desastres ambientais como o de Mariana, que abalou também outras regiões já que, os ecossistemas estão interligados, o que (Use outros pronomes relativos para evitar o queísmo no texto) aumenta a importância de resguardá-los. 

Além disso, como defendeu a escola de Frankfurt, o poder da propaganda e dos meios de comunicação em massa induzem o consumismo desenfreado, que, (Sem vírgula) somado com a falta de consciência sustentável tornam-se mais um vilão. Pois, (Sem vírgula) a ideia que o termo ''desenvolvimento sustentável" propõe é de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras, porém como consequência dessa má conduta, impactos como o aquecimento global vêm assombrando o planeta. (Reestruture e desenvolva mais)

Torna-se evidente, portanto (Vírgula) que a preservação do meio ambiente deve ser trabalhada. Em prol disso o IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deve aprimorar suas fiscalizações tornando-as mais cautelosas, mas para isso é preciso investir em cursos especializados fazendo de seus funcionários profissionais capacitados, afim a fim de evitar desastres ambientais. Ademais o Ministério da Educação (Mec) em parceria com as escolas, precisa promover palestras com ministrantes da área ambiental, buscando mostrar aos alunos o quão importante é a preservação do meio ambiente. É necessário também(Sem vírgula) , que em aulas de Sociologia e Filosofia, (Sem vírgula) tenham professores qualificados para induzirem nos estudantes o senso crítico para com a manipulação da mídia, formando assim cidadãos sábios e conscientes (Muito vago. Reestruture).

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias pertinentes ao tema, mas é evidente a falta de um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita,


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200