Preservação autossustentável - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 27/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o início das atividades industriais no planeta, o meio ambiente sofreu diversas catástrofes, (Sem vírgula) e, consequentemente, o ser humano já demonstra certa negligência sobre os impactos ambientais. Visando isso, a preservação do meio ambiente é muito importante para garantir o futuro do planeta e das próximas gerações. (Desenvolva mais as ideiais que serão discutidas no parágrafo de introdução) 

O período da Revolução Industrial iniciou uma vasta demanda de matérias primas e de energia com a intenção de produzir mais para gerar mais lucro, ideia essa baseada nas teorias do filósofo Adam Smith. Com isso, o número de fábricas e empresas cresceram, e a necessidade da construção das usinas também, sendo as primeiras fontes de energia a madeira e o petróleo, e desde então, (Sem vírgula) a extração e a emissão de poluentes a partir da queima dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) geraram problemas ambientais. Uma consequência disso é o efeito estufa, que aumenta gradativamente a temperatura do planeta devido à grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, derretendo as calotas polares no ártico e assim aumentando o nível do mar, que pode trazer inundações em territórios nesse patamar. Vale ressaltar que, ultimamente, os acordos climáticos vêm sendo mais debatidos entre os países da Organização das Nações Unidas, ONU, provando ser um assunto muito importante. (Necessário delimitar mais a discussão)

Por outro lado, a partir dessas causas o ser humano passou a explorar mais as tecnologias de fontes renováveis, podendo citar as usinas eólica e solar. Porém, abriram exceções para essas, pois são de alto custo e não tão rentáveis como a hidrelétrica e nuclear, tendo esse motivo para poucas implementações (Desenvolva mais). Contudo, depois dos desastres das usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima, pode se dizer que, pela preservação do meio ambiente a da humanidade, o investimento nas tecnologias renováveis são mais valorizadas e apoiadas atualmente.

Com base nisso tudo, é de grande necessidade correntes sociais unirem-se em prol da preservação do meio ambiente. Deste modo, a ONU deve manter em aberto discussões e soluções de acordos climáticos mundialmente. Outrossim, cabe aos países, ONG's e grandes empresas difundirem ideias e práticas ambientais por meio das redes sociais, como utilizar menos as fontes de combustíveis como o carro e de apoiar o uso das energias autossustentáveis, mostrando os seus benefícios em comparação às não renováveis, a fim de conscientizar melhor o ser humano e evitar ações poluentes, garantindo um planeta melhor para as futuras gerações. (Proposta vaga. Desenvolva mais) 
 

Comentários do corretor


O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, mas com problemas de desenvolvimento dos argumentos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200