A questão da importância da preservação ambiental - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 26/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A preservação do meio ambiente é de extrema importância, visto que os habitantes do planeta necessitam dele para sobreviver, porém esse é um assunto que vem sendo conduzido de forma imatura e irresponsável por parte da sociedade e dos governantes. Essa irresponsabilidade pode ser vista na falta de fiscalização na utilização dos recursos ambientais, na ausência de conscientização por parte da sociedade, além de poucas ações efetivas de que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.

Não é de hoje que o mau uso dos recursos naturais é comum, pois sempre houve na sociedade grandes desperdícios de água (Desenvolva essa ideia no texto), energia, alimentos e além da poluição do meio ambiente (Vírgula) que tem consequências catastróficas como as enchentes devidas devido ao acúmulo de lixo nas avenidas e rios, deslizamentos de terras devido a retirada das árvores das encostas, poluição da água e do solo proveniente dos detritos jogados, discriminadamente, no meio ambiente causando doenças na população.

Diariamente são desmatados, ilegalmente, quilômetros de mata nativa, destruindo fauna e flora o que vêm causando a extinção de várias espécies de animais e vegetais, tendo como consequência um desequilíbrio ambiental imensurável; muitas empresas jogam na atmosfera gases que provocam o efeito estufa, o que contribui para o aumento da temperatura do planeta. Apesar de tamanho impacto ambiental causado por essas ações não há uma boa fiscalização, e quando ocorrem as penalidades são brandas demais (Vírgula) deixando os autores com a sensação de impunidade, pois na maioria das vezes os infratores recebem penas alternativas como pagamento de cestas básicas.

Apesar de, atualmente, o tema sustentabilidade estar em voga, ainda são poucas as ações concretas ou ineficientes. Tem-se como exemplo a Agenda 21, um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável que é desconhecido por boa parte dos cidadãos. Outro exemplo é o Tratado de Quioto que visa à diminuição dos gases que provocam o efeito estufa, que apesar de ótima iniciativa, não teve os resultados desejados, pois países como Estados Unidos – um dos que mais produzem esses gases – simplesmente deixaram de participar do Tratado, enquanto outros não alcançaram as metas, além daqueles que nem chegaram a fazer parte do Tratado, (Sem vírgula) por serem países em desenvolvimento. 

É notório que a questão ambiental é muito importante para a manutenção da vida no planeta, pois o ser humano necessita de um meio ambiente preservado para ter uma vida saudável, no entanto contata-se que essa questão precisa ser tratada com mais responsabilidade, as leis precisam ser mais rígidas na punição dos infratores e os programas de preservação precisam envolver tanto governantes quanto sociedade. 
 

Comentários do corretor


O texto apresenta um ótimo desenvolvimento, mas algumas ideias precisam ser mais desenvolvidas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200