- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 26/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O processo de degradação ambiental em terras brasileiras não é uma atividade recente, isso remonta aos tempos do descobrimento e colonização do Brasil, uma vez, (Sem vírgula) que o brasil foi colonizado por grupos com ideias extrativistas, com o foco no "Pau Brasil" e nos metais preciosos, essas práticas (Quais?) até os dias atuais são muito impactantes ao meio ambiente e oferece sérios riscos a vida humana e animal. (Reestruture. Desenvolva as ideias que serão discutidas ao longo do texto)

Com o processo de globalização os recursos naturais passaram a ser alvos ainda mais constantes de ataques antrópicos, tendo em vista, (Sem vírgula) que houve um aumento na demanda da população por bens e consumos, que de maneira direta e/ou indireta vem da natureza, e acabam modificando as propriedades físicas, químicas e biológicas da água do solo e do ar.  (Desenvolva mais)

O Desenvolvimento sustentável surgiu da ideia do homem poder usar os recursos naturais de forma harmônica, "não devastando" o meio ambiente e garantindo as gerações futuras o direito de também poder usufruir e conhecer a natureza, assim como manda estabelece o artigo 225 da Constituição: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado[...]" (Ponto final) Sendo assim, é dever de cada cidadão (Vírgula) juntamente com a união, preservar e conservar o meio ambiente

A manutenção da vida humana no planeta está diretamente relacionada a preservação e conservação do meio ambiente, já que o ser humano é dependente direto dos seus recursos, e a sua preservação reflete a garantia e manutenção do bem estar humano para os próximos anos. (Desenvolva mais. Apresente e discuta os argumentos)

Assim, é possível observar o quanto a população depende dos recursos naturais, evidenciando a necessidade da preservação do meio ambiente, reduzir o consumo de bens e serviços, criar leis mais rígidas, utilizar a tecnologia a favor da natureza, introduzir a educação ambiental em âmbito nacional, a fim de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente (Proposta superficial. Delimite e desenvolva), pois são maneiras que podem favorecer e intensificar a preservação do meio ambiente a nível nacional.

Comentários do corretor


Embora o texto apresenta ideias pertinentes ao tema, há problemas no desenvolvimento dos argumentos. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200