Redução de impactos ambientais - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 25/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é o país que possui maior diversidade biológica, mas, desde a colonização, sofre com impactos no ecossistema oriundos da extração de minérios, do desmatamento e do uso extensivo do solo. Desse modo, a degradação ambiental tem como justificativa a necessidade do uso constante de matéria-prima para manter o crescimento econômico. No entanto, é indispensável que medidas sejam tomadas para minimizar a devastação da natureza e preservá-la sem que isso reduza o progresso. (Ótima introdução)

Nesse sentido, no século XIX, um chefe indígena escreveu o “Manifesto da Terra Mãe”. De modo a enfatizar que, quando o homem prejudica a terra, há prejuízo para si mesmo. Assim, apesar do alerta e de todo o conhecimento sobre a importância da flora e da fauna para o equilíbrio biológico, para a produção da ciência e para a sobrevivência, há um constante aumento dos desastres ambientais antropogênicos (Dê um exemplo). Além disso, no Brasil, o desrespeito às leis é um fator que agrava a preservação da natureza, haja vista que a fiscalização ineficiente facilita a extração inapropriada dos recursos naturais. Ademais, as punições são brandas e as medidas de reparação exigidas são insuficientes para recuperar a área degradada.

Cabe ainda ressaltar que, segundo José Saramago, a sociedade tende a retardar pensamentos sobre situações que julgam ser a longo prazo. Sob essa ótica, é comum a atuação desmedida sobre a natureza por parte de empresas, que não fazem uso da sustentabilidade, bem como da própria população, que normaliza atos como jogar lixo no chão, por avaliarem que não haverá consequência instantânea. Entretanto, um desastre ambiental pode causar prejuízos danosos e de difícil controle, como o rompimento, em 2015, da barragem da mineradora Samarco, em Minas Gerais. Nessa circunstância, além da contaminação da água, houveram mortes e destruição de habitações, que obrigou a mudança brusca dos moradores, alterando o estilo de vida. (Excelente parágrafo de desenvolvimento)

Portanto, para melhorar a preservação ambiental, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) crie leis mais severas contra os infratores que não respeitam a legislação ambiental, com multas maiores e exigência efetiva de reparação, a fim de reduzir a ilegalidade. Aliado a isso, é preciso que o Governo incentive, por meio da isenção fiscal, a prática de ações sustentáveis pelas empresas, como o reaproveitamento da água, o uso de materiais biodegradáveis e a utilização de fontes renováveis de energia. Outrossim, é crucial que a mídia televisiva empregue sua função social para estimular a população a separar os lixos recicláveis e os orientem a descartá-los nos locais apropriados. Dessa forma, essas intervenções poderão resultar em benefícios para os diferentes biomas.
 

Comentários do corretor


Ótimo texto. Continue exercitando a sua escrita. Você está no caminho.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     1000


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200