SOS – o meio ambiente pede socorro! - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 24/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Estamos vivendo uma onda de desastres naturais por todo o mundo. Muitos desses eventos estão sendo atribuídos ao ser humano e suas atitudes. Nesse momento, a importância da preservação do meio ambiente é de extrema preocupação, e o primeiro passo é ter consciência de que para cada ação, uma reação é gerada, é preciso buscando através das pequenas atitudes, grandes ideias de salvar nosso planeta do colapso total. (Reestruture as ideias centrais)

O meio ambiente pede socorro. O desmatamento desfreado, as queimadas propositais, o descarte impróprio do lixo, são alguns fatores que estão entristecendo as pessoas que buscam alternativas para melhor a qualidade de vida do nosso planeta (Evite esse tipo de construção no texto). Muitos atos são atribuídos ao ser humano (Quais atos? Desenvolva essa ideia no texto, pois está confusa e limitada), fato que não podemos  pode descartar de maneira alguma, mas não podemos pode apenas apontar os culpados, mas sim, (Sem vírgula) apresentar soluções para coibir de vez esse problema, ou pelo menos diminuir consideravelmente.

Hoje a tecnologia proporciona um aumento de produção com a mesma área de terra, porém a ganancia desfreada faz com que o produtor continue com o desmatamento em vez de reflorestar. O uso excessivo de agrotóxicos, produtos químicos, é outro preocupante pois acabam poluindo fontes de água e solo. A água, é de conhecimento que se tratar de um bem finito, então a palavra de ordem, (Sem vírgula) deve ser, (Sem vírgula) preservar. Se cada pessoa fazer fizer sua parte (Evite esse tipo de construção), seja plantando uma flor, uma árvore, ou mesmo não poluindo o ambiente em que vive, a natureza vai nos agraciar com sua beleza (Ideia romântica. Evite no texto).

Diante do exposto, é possível identificar onde o problema se agrava. Para sanar esse mal, o governo deve editar leis mais brandas, a punição ao desrespeito com as leis deve ser aplicada. As escolas devem ter programas de conscientização, ensinando nossas as crianças o significado da palavra “preservação”, e assim, (Sem vírgula) formar cidadãos responsáveis. Cada um fazendo sua parte o meio ambiente tem cura (Evite esse tipo de construção), e poderemos viver em um planeta sustentável.
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na discussão dos argumentos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200