No Brasil, a degradação ambiental começou no século XVI, período em que os portugueses extraiam as pedras preciosas e o pau – brasil. Logo em seguida, (Sem vírgula) várias formas de exploração foram sendo empregadas, como a pecuária, o cultivo de vegetais e a mineração. Isso trouxe danos severos ao meio ambiente, pois a única preocupação que era vista pelos produtores rurais estendeu-se apenas ao lucro, nem que a natureza saísse prejudicada. Com isso, faz-se necessário a análise do exposto, tendo em vista a vislumbrar meios que possam inibir está problemática.
Ante ao exposto, pode-se mencionar a tragédia ambiental ocorrida na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, em que a mineradora Samarco teve sua barragem rompida. Este fato, (Sem vírgula) ocasionou danos severos a natureza, tal como a poluição de rios por mineradoras, a degradação de florestas e a matança de animais. Diante desse caso, para que isso não volte a acontecer, é essencial a participação da comunidade no combate a esses atos imorais. Assim, manifestações populares devem ser fomentadas, com finalidade de requerer aos Deputados Federais a utilização de sua função legiferante com ensejo a torna as leis ambientais mais severas.
Ademais, tem-se como problemática no cenário atual a pecuária e o cultivo de vegetação, haja vista o quanto os produtores rurais desmatam e queimam florestas para aumentar os seus pastos. Foi notificado no Fantástico, Jornal da Rede Globo, que a Amazônia e o Pará são os principais estados que sofrem esses ataques maculosos. Dessa forma, para conter isso, o Ministério do Meio Ambiente deve fomentar políticas públicas, e a principal delas se coaduna a requer ao poder executivo maiores verbas, (Sem vírgula) para que possam ser introduzidas em órgãos fiscalizadores, bem como o IBMA. (Desenvolva mais os argumentos)
Em ilação, para que essa situação estarrecedora seja contornada, o Governo Federal deve empregar o desenvolvimento sustentável como meta, isto é, políticas públicas de freios e contra pesos. Uma vez que, se o homem desmatar uma árvore, deve ele plantar duas. E para que essa medida se torne efetiva, esse programa de ser introduzido nas redes educacionais, a fim de ensinar aos jovens maneiras adequadas de preserva a natureza. Tem-se como exemplo o aquecimento de água por garrafas petes ao sol. Fazendo isso, a sociedade caminhará rumo ao progresso. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolva mais os argumentos apresentado no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |