Podemos (Evite primeira pessoa) considerar a importância da preservação do meio ambiente, (Sem vírgula) em dias atuais, retratando os grandes avanços desde a primeira Revolução Industrial no século XVIII. Tendo em vista a evolução do mundo industrializado (Vírgula) como também a discrepância dos fenômenos naturais respectivamente. (Desenvolva mais e apresente a tese)
Pensar em evoluir traz muitos benefícios ao ser humano (Como assim? Desenvolva), porém tem seu preço. E como dizia o grande filosofo grego Aristóteles " A natureza não faz nada em vão". Nesse sentido, a busca pelo status, bem-estar, (Sem vírgula) e felicidade do ser humano, (Sem vírgula) aumentam cada vez mais o consumismo industrializado. Fazendo com que as empresas se modernizem a passos gigantescos, criando produtos para atender as necessidades de seu público alvo. Sendo assim, as indústrias processam matéria prima retirada da natureza, imprescindíveis para o desenvolvimento e aumento de sua rentabilidade. Contudo, usando praticas primitivas (Quais? Desenvolva no texto) de sustentabilidade, referente a séculos anteriores.
Nesse sentido, é importante pensar, (Sem vírgula) em um conjunto de ações, não primitivas, que venham garantir a integridade e renovações renovação dos recursos naturais, afim a fim de prolongar a sobrevivência de um planeta (Quais? Desenvolva no texto). Visto que, (Sem vírgula) este agoniza abundantemente, visível através de seus eventos discrepantes, na mesma proporção que as indústrias evoluem. Haja vista, (Sem vírgula) as grandes mudanças climáticas que afloram sucessivas vezes em grandes proporções, (Sem vírgula) através de furacões, tempestades, enchentes, secas, extinções de animais, entre outras, causando graves transtornos a humanidade.
Dessa forma, sistemas governamentais, sociedade e escola devem garantir a cultura de inovações em tecnologias menos poluentes, focando em matéria prima renováveis e estabelecendo um processo de produção sustentável atualizado. Portanto, com esses comportamentos, podemos pode-se garantir um planeta resguardado e mais saudável para nossas as futuras gerações. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O texto apresenta ideias pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |