"Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá", o poema nacionalista de Gonçalves Dias exalta a natureza brasileira como bela e única, entretanto, (Sem vírgula) o país enfrenta dificuldades atuais para preservar e conservar este patrimônio natural. (Desenvolva mais as ideias no parágrafo de introdução. Desenvolva a tese)
O advento da industrialização proporcionou um desenvolvimento tecnológico e uma interação digital crescente, todavia, (Sem vírgula) carregou consigo inúmeras consequências ambientais (Quais? Discuta no texto) sem reais motivos de preocupação.
Além da industrialização, as queimadas e os desmatamentos são as atividades mais praticadas pelo homem, com total falta de conscientização da importância que o meio ambiente traz para uma sociedade, não só para o seu bem estar, mas também por ser "cartão visita" para o turismo, a qual como o Brasil é conhecido por suas riquezas naturais (Ideia muito "vaga". Explore mais).
A fim de preservar a natureza brasileira, o governo deve fiscalizar e punir severamente (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação) quem desobedece as leis ambientais para diminuir os casos de queimadas e desmatamentos que prejudicam a bela fauna e flora brasileira. Soma-se também à palestras para enfatizar que a sociedade é prejudicada com a falta de preservação do meio ambiente. Assim, a "Canção do Exílio" poderá exaltar a natureza sem fugir da realidade. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Apresente e discuta fatos que possam evidenciar a sua tese. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |