A preservação do meio ambiente toma cada vez mais as discussões do mundo inteiro no dia a dia. O aumento frenético da poluição emitida pelas indústrias, automóveis em geral e políticas públicas aplicadas em forma de retrocesso por grandes líderes mundiais acabam resultando no aumento do efeito estufa cada vez mais. Nesse contexto, dois fatores ganham mais visibilidade: a conservação do meio ambiente e forma de utilização das energias limpas.
Em primeira análise, cabe pontuar que com pequenas atitudes teríamos (Evite primeira pessoa) um grande e vasto resultado na forma de utilização de materiais que hoje, infelizmente, causam danos catastróficos a natureza. Um desses resíduos é o plástico (Vírgula) que hoje é indispensável na rotina de muitas pessoas. Cerca de 40 toneladas de materiais plásticos são descartados todo ano e vão parar no oceano, criando ilhas que são vistas até do espaço. A consequência disso são as mortes de vários animais marinhos que confundem esses resquícios com comida. Dessa forma, vê-se que a ponta do problema começa por nossas pequenas atitudes. (Reestruture a ideia apresentada e desenvolva mais)
Ademais, convém frisar que a forma de usufruir as energias da natureza, (Sem vírgula) é, de grande maioria, problemática, pois o capitalismo desenfreado acaba deixando uma vítima em destaque: O o meio ambiente. Recentemente tivemos uma das maiores crises elétricas do país e isso se deu a dois fatores: As as baixas chuvas nos reservatórios e a má administração em usar recursos financeiros e públicos para uma forma de energia renovável. No Brasil, temos tem-se a natureza como fonte principal de energia renovável do mundo, mais precisamente na região Nordeste, com raios solares o ano inteiro e bastantes ventos no litoral. Segundo o G1, em 2017 o País registrou em média 7 gigawatts de energia e bateu recordes neste mesmo ano, com mais de 450 parques eólicos, que juntos, tem produção igual a usina hidrelétrica de Belo Monte/MG.
Destarte, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível a intensificação da reciclagem com a educação do brasileiro em todas as idades, aumentando o número de coletas do material com a devida separação que o próprio cidadão poderá fazer. Parcerias são necessárias entre a população, governo, e empresas privadas. A conscientização escolar é fundamental para que uma nova geração de cidadãos usem materiais que sejam descartáveis e reutilizados. Além disso, é essencial que o governo federal invista em parques eólicos, placas solares com uma meta fiscal em que cada ano tenha um dobro da mesma (Use somente no sentido de igualdade), pois o custo-benefício é muito vantajoso para todos. Um grande exemplo a ser seguido é a China que fez uma proibição do uso de combustíveis fósseis nos automóveis, podendo criar uma revolução industrial a dar um impulso definitivo aos carros elétricos. Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para resolução e a preservação do meio ambiente. (De que maneira isso é possível? Qual é o problema real?)
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |