- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 08/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A preservação do meio ambiente toma cada vez mais as discussões do mundo inteiro no dia a dia. O aumento frenético da poluição emitida pelas indústrias, automóveis em geral e políticas públicas aplicadas em forma de retrocesso por grandes líderes mundiais acabam resultando no aumento do efeito estufa cada vez mais. Nesse contexto, dois fatores ganham mais visibilidade: a conservação do meio ambiente e forma de utilização das energias limpas.

Em primeira análise, cabe pontuar que com pequenas atitudes teríamos (Evite primeira pessoa) um grande e vasto resultado na forma de utilização de materiais que hoje, infelizmente, causam danos catastróficos a natureza. Um desses resíduos é o plástico (Vírgula) que hoje é indispensável na rotina de muitas pessoas. Cerca de 40 toneladas de materiais plásticos são descartados todo ano e vão parar no oceano, criando ilhas que são vistas até do espaço. A consequência disso são as mortes de vários animais marinhos que confundem esses resquícios com comida. Dessa forma, vê-se que a ponta do problema começa por nossas pequenas atitudes. (Reestruture a ideia apresentada e desenvolva mais)

Ademais, convém frisar que a forma de usufruir as energias da natureza, (Sem vírgula) é, de grande maioria, problemática, pois o capitalismo desenfreado acaba deixando uma vítima em destaque: O o meio ambiente. Recentemente tivemos uma das maiores crises elétricas do país e isso se deu a dois fatores: As as baixas chuvas nos reservatórios e a má administração em usar recursos financeiros e públicos para uma forma de energia renovável. No Brasil, temos tem-se a natureza como fonte principal de energia renovável do mundo, mais precisamente na região Nordeste, com raios solares o ano inteiro e bastantes ventos no litoral. Segundo o G1, em 2017 o País registrou em média 7 gigawatts de energia e bateu recordes neste mesmo ano, com mais de 450 parques eólicos, que juntos, tem produção igual a usina hidrelétrica de Belo Monte/MG.

Destarte, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível a intensificação da reciclagem com a educação do brasileiro em todas as idades, aumentando o número de coletas do material com a devida separação que o próprio cidadão poderá fazer. Parcerias são necessárias entre a população, governo, e empresas privadas. A conscientização escolar é fundamental para que uma nova geração de cidadãos usem materiais que sejam descartáveis e reutilizados. Além disso, é essencial que o governo federal invista em parques eólicos, placas solares com uma meta fiscal em que cada ano tenha um dobro da mesma (Use somente no sentido de igualdade), pois o custo-benefício é muito vantajoso para todos. Um grande exemplo a ser seguido é a China que fez uma proibição do uso de combustíveis fósseis nos automóveis, podendo criar uma revolução industrial a dar um impulso definitivo aos carros elétricos. Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para resolução e a preservação do meio ambiente. (De que maneira isso é possível? Qual é o problema real?)

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200