- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 05/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sustentabilidade. Escassez de água. Aquecimento global. (Evite esse tipo de construção) Vocábulos e expressões notadamente presentes em todos os níveis e meios sociais, agregada à pauta de preservação ambiental, e por conseguinte, consequências de uma má administração natural executada pelo ser humano. Na obra “ A globalização da natureza e a natureza da globalização” de Carlos Walter Porto- Gonçalves, o autor insere o meio ambiente dentro do contexto globalizado à  ao qual passamos, e sobre como afeta a vida ambiental, trazendo á à tona aquele que deve ser o estopim de um colapso mundial em grande escala, nomeada devastação ambiental. (Reestruture as ideias que serão discutidas ao longo do texto. Continue exercitando a sua escrita)

Antes de tudo, a assolação da natureza advém de séculos passados, por volta do século XVII, o primeiro após o Renascimento, no qual concebe aos recursos naturais uma visão de obtenção de riquezas e convertendo-os em sinônimo de lucro, dada a largada das Revoluções Industriais e Científicas, e assim, (Sem vírgula) edificando uma maneira de pensar que se estende até os tempos atuais, com uma relação com o ambiente meramente exploratória e demasiadamente capitalista, até que surgisse, no século XX e perdurando até hoje, a reflexão sobre as limitações naturais. (Bons argumentos, mas apresente exemplos atuais que possam ilustrar)

Do mesmo modo, construiu-se o conceito de sustentabilidade, (Sem vírgula) que concerne em ações humanas que procuram conciliar o desenvolvimento e a conservação ao meio ambiente. Tal definição ainda não está totalmente efetiva na prática, visto que ainda falta a apregoação dessa consciência a todos os âmbitos sociais, classes baixa, média e alta. A sustentabilidade é uma inteligente estratégia ao abuso sem escrúpulos do meio natural, já que propõe ações que visam benefícios a humanidade, tais como a preservação do “verde” que não esteja inserido no meio de exploração econômica, e também daqueles que estejam destinados a este âmbito, com responsabilidade e controle, além de formas de economia de água, questão alarmante, e que está explícita em todos os meios de comunicação, em conferências mundiais, Rio+20 e ECO-92, cujo consumo aumentou duas vezes mais que a população, em dados da UNESCO, das duas últimas décadas para cá.

Compreende-se que o desenvolvimento sustentável é imprescindível para o bem-estar mundial. Todavia, as atitudes sustentáveis são pouco efetivas e pouco relevantes distanciando do que deveria estar sendo feito. A sustentabilidade (Vírgula) sem dúvidas (Vírgula)  é favorável ao crescimento econômico e de respeito ao meio ambiente, haja vista a vertiginosa queda de emissão de gases estufa pelo Brasil em taxas de 84,4%, em dados até o ano de 2014, alinhada ao fato de que empresas, expoentes desta problemática ambiental, tem seus gastos bastante reduzidos com consumo sustentável. Portanto, faz-se necessário, a prática eficaz e concisa da sustentabilidade, com ações tais como coleta seletiva, reciclagem, economia de água, que devem ir da criança ao adulto, do operário ao empresário e de todos que almejam viver em um meio social preservado naturalmente. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


O texto apresenta bons argumentos, mas que precisam ser mais explorados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200