O Desenvolvimento Sustentável para a Preservação do Meio Ambiente - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 04/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias atuais (Expressão clichê), questões relacionadas à preservação do meio ambiente potencializam reflexões sobre o desenvolvimento sustentável, pois para que as futuras gerações tenham a possibilidade de satisfazer suas necessidades sociais e econômicas, os recursos naturais devem ser preservados agora. A falta de resguardo da natureza tem impossibilitado esse desenvolvimento de maneira consciente e tem gerado diversas consequências.

Com o crescimento da população mundial e o aumento do consumo, as indústrias tem sido impulsionadas a produzir mais. Em relação ao desenvolvimento econômico, esse acréscimo na produção industrial é animador, porém, nos aspectos ambientais ele não é tão promissor porque tem causado grandes impactos (Quais? Cite-os no texto) na natureza decorrentes da superexploração do solo. Além disso, com a busca desenfreada pelo lucro, grande parte das empresas desrespeitam a legislação ambiental e utilizam os recursos naturais como se fossem infinitos (Desenvolva mais essa ideia, pois está limitada).

Outro fator relevante que contribui com o desgaste do meio ambiente é ação humana (Como assim? O que fora citado no parágrafo anterior não é provocado pela ação humana? Reflita). A maioria dos recursos naturais operados pela população são usados de maneira descontrolada, como por exemplo a água. Ainda, fatores como a poluição e a quantidade de resíduos descartados natureza facilitam a degradação do ambiente.

Como consequência disso, observa-se um aumento substancial nas temperaturas da terra com o aquecimento global que tem incitado a busca por soluções que minimizem os impactos ocasionados por ele. Verifica-se um exemplo disso no Acordo de Paris em que vários países se comprometem em reduzir gases de efeito estufa e manter o aumento das temperaturas do planeta equilibrado. Nota-se também, a extinção de muitas espécies vegetais e animais, além do crescimento de inundações, erosões e de outras mudanças que afetam nosso meio. (Reestruture e discuta mais as ideias apresentadas neste parágrafo)

Dessa forma, constata-se que o desenvolvimento econômico deve acontecer de maneira sustentável com a participação das indústrias e com o apoio da população. No campo industrial, com a adoção de projetos que reduzam os desgastes causados por suas atividades, e a população com o uso racional dos recursos da natureza, para que seja garantida a preservação do meio ambiente e com isso se assegure que as próximas gerações desfrutem dos recursos naturais de maneira que possam satisfazer suas necessidades. (Como assim? De que maneira isso é possível? Deixe a proposta de intervenção evidente no texto)
 

 

Comentários do corretor


"O desenvolvimento sustentável para a preservação do meio ambiente". Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200