A baixo a essa diferença - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
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Nosso (Evite construções usando primeira pessoa) país é mundialmente conhecido por suas telenovelas e a atual temporada de uma delas intitulada "Malhação: Viva a diferença" que retrata o cotidiano de adolescentes de diferentes classes sociais, que  os quais se tornam amigos. Por meio dessa trama transmitida pela "Tv Globo" e ambientada na cidade de São Paulo, pode-se ter uma noção do grande problema de desigualdade social que o Brasil enfrenta. Visto que, um dos papéis da arte é representar a realidade com o objetivo de se intervir nela, torna-se necessário não só refletir sobre essa desigualdade (Vírgula) como também buscar extinguir suas causas para que não se tenha que lidar com suas consequências.

Tanto na ficção quanto na realidade, cidadãos que são até mesmo qualificados, perdem oportunidades de emprego devido a vários tipos de discriminação (de gênero, classe social, religiosa, orientação sexual etc.). A essas pessoas, muitas vezes, só lhes resta aumentar o percentual de empregos informais do país. Esses empregos por não serem regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) são remunerados com salários baixíssimos (Não generalize), o que resulta na exploração do trabalhador, no aumento da concentração de renda nas mãos de poucos, em suma na desigualdade social.

A corrupção é uma das maiores causas da desigualdade social. Sendo um verdadeiro roubo em grande escala, afeta diversos setores (Cite no texto) da sociedade brasileira. Subtraem o dinheiro que seria investido na educação pública, assim muitos já começam a vida em desvantagem em relação àqueles que são de famílias que podem financiar o estudo em instituições privadas. Desviam o dinheiro da saúde então não se pode contar com o SUS (Sistema Único de Saúde), pois não há nem ao menos materiais para que os funcionários possam trabalhar. Aceitam propina de dinheiro público o que resulta na escassez de verba para a manutenção de viaturas e pagamento de policiais, então a violência aumenta. (Reestruture as ideias apresentadas)

Diante do exposto, medidas são necessárias para se resolver o impasse. A mídia associada a ONG's (Organizações Não-Governamentais) que lutam pelo direito das minorias podem realizar em conjunto ações que busquem informar sobre: questões relacionadas a direitos civis, diferentes manifestações culturais etc.; através da realização de palestras em ambientes educacionais, públicos e particulares e da utilização das redes sociais e outros mecanismo de disseminação de informação para disponibilizar canais de consulta. Afinal, como disse o filósofo Immanuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele.". Ainda, por meio de uma fiscalização mais rígida, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) pode reduzir o número de empregos informais e tentar garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas. Por fim, em relação a corrupção só mesmo a sociedade pode expurgá-la se conscientizando do poder do voto.

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias pertinentes ao tema, no entanto os argumentos presentes nos parárafos de desenvolvimento precisam ser mais explorados. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200