A desigualdade social no Brasil acontece desde a sua colonização no século XVI, quando foi imposto o capitalismo em terras indígenas. A história construída deste país mostra que houve muitas mudanças nesta relação desigual, porém sempre os da classe mais alta governando a sociedade. Hoje não é diferente, com certos políticos que recebem altos salários e ainda roubam do povo. (Reestruture e apresente a tese)
A primeira causa da desigualdade neste país foi quando os portugueses chegaram trazendo os escravos, que seriam libertos pela Lei Áurea posteriormente, e assim se juntariam aos índios formando uma população de classe baixa. Logo, por meio do sistema capitalista se desenvolvia uma sociedade com uma brecha nas igualdades sociais, dos que tinham condições de viver em melhores condições (Dê exemplos) e dos que não tinham. E até hoje é notável essa consequência, com os ricos e pobres segregados por bairros, como por exemplo, o bairro de Paraisópolis em São Paulo, onde um muro separa a favela de um prédio de alta classe com piscina em cada andar. Um fator econômico de destaque disso é no ensino superior de educação. Dados levantados indicam que há mais alunos da classe alta que acessam o ensino superior do que os de classe baixa, pelo motivo de suas famílias possuírem renda suficiente que pague os cursos preparatórios para vestibulares. (Organize os argumentos apresentados e os desenvolva no texto, uma vez que esão limitados)
Indo mais adiante na história brasileira, não só o fato da descoberta (Vírgula) como também os fatos políticos (Quais? Cite no texto) no último século foram influentes para o tema deste texto (Evite esse tipo de construção argumentativa no texto). No entanto, o que chama muita atenção são os escândalos políticos atuais. Com o desenvolver da operação Lava Jato, muitos políticos corruptos que cometeram desvio e lavagem de dinheiro estão sendo presos ou investigados. Esses desvios obviamente atrasaram ou paralisaram obras para o setor público, prejudicando a classe inferior que não possui condições para o acesso privado.
De acordo com os fatos mencionados, meramente o país precisa de uma nova causa positiva para o intervenção da desigualdade social. Ela pode ser realizada incluindo o aumento de vagas para o acesso à serviços básicos e programas de educação aos que possuem baixa renda per capita familiar, como por exemplo, o SUS em hospitais particulares e o ProUni em Universidades privadas, implementados pelo governo por meio de parcerias com empresas do setor privado, como consequência de diminuir ainda mais a desigualdade social brasileira. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
"Desigual desde a independência". Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, uma vez que isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |