O Brasil amarga hoje umas das piores posições no ranking da desigualdade. A má distribuição de renda e sua massiva concentração nas mãos de uma parcela cada vez menor da população tem suas raízes na organização fundiária do período colonial, que privilegiou imensos latifúndios. Outro fator que leva à péssima distribuição de riqueza é bem mais recente e está associado à forma como os impostos são cobrados, privilegiando, assim (Vírgula) os mais ricos. O desequilíbrio na concentração de riqueza tem como consequência a fome, baixos índices de educação, falta de acesso a serviços de saúde e (Vírgula) principalmente, a violência.
Sendo assim, pode-se apontar a Lei de Terras criada em 1850 como a causa de vários problemas sociais vividos atualmente. Prevendo o possível fim da escravidão a lei foi criada para dificultar o acesso à terra por ex-escravos e imigrantes. Como consequência pessoas viram-se sem ter para onde ir e sem chance de produzir seu sustento, forçadas a subempregos e a ocupação de áreas impróprias para moradia e plantio. Mais de um século depois, isso se reflete em problemas urbanos graves como segregação e péssimo acesso a sistemas de saúde, educação e segurança. E contribui para índices de violência só vistos em zonas de conflito.
Portanto, fica evidente que o problema é antigo e mesmo assim atual, sendo preciso encontrar maneiras para combater e mitigar os contrastes no acesso à bens, alimentos e principalmente educação. E para isso é preciso mudar a maneira como os tributos são arrecadados. O sistema de taxação sobre o consumo tem pesos diferentes para abastados e desfavorecidos. Ao tributar o dessa forma o Estado encarece mais a vida de quem ganha menos, cuja renda é consumida principalmente em alimentação, transporte e medicamentos. Como disse Delfim Neto, é preciso fazer o bolo crescer, para depois dividi-lo. O bolo cresceu e até hoje lutamos para que seja dividido de maneira justa. Uma solução seria a tributação escalonada por renda, muito mais coerente e que permitiria maior poder de compra a quem ganha menos.
É preciso, portanto (Vírgula) encontrar formas de combate à pobreza e aos baixos níveis de educação (Apresente no texto). Medidas como Bolsa família, apesar de bastante criticados (Vírgula) são importantes por garantirem em muitos casos a única fonte de renda de milhões de famílias (Vírgula) e o mais importante é que o programa é atrelado a permanência das crianças nas escolas. Outra ferramenta que busca diminuir o abismo entre os ricos e pobres é o PROUNI que permite o acesso de pessoas de baixa renda ao ensino superior por meio de bolsas. Enquanto um dá a base para sair da miséria (Vírgula) o outro permite o acesso à educação oferecendo perspectiva de um futuro melhor, para os estudantes e para o Brasil. (Apresente a proposta de intervenção, pois você só expõe programas já existentes)
Comentários do corretor
Texto com mais de 30 linhas. Apresenta ótimas ideias. No entanto, aborde mais a desigualdade social atual e use os exemplos históricos para ilustrar. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |