Desde a colonização brasileira, no século XV, pelos portugueses, faz-se presente a desigualdade social, evidenciada principalmente no período Brasil Colônia, devido a exploração da mão de obra negra transportada nos navios negreiros, travessia realizada em situações precárias e marcada por muitas mortes, para gerar lucro a metrópole ao trabalhar nos engenhos de cana de açúcar do nordeste. Hoje, mesmo com o fim da escravidão em lei, embora muitas vezes ocorrida sigilosamente na prática, a desigualdade continua no país, decorrente das raízes históricas e ferindo os direitos conquistados.
Primeiramente, sempre deteram o poder político e consequente econômico, as oligarquias, isto é, apenas poucas pessoas, as quais governavam para atender seus interesses e os de uma minoria, colocando em exercício o clientelismo, em que havia uma troca mútua de favores, benéfica para ambos. Desse modo, como ainda predomina essa política no Brasil, as classes abastadas tendem a enriquecer cada vez mais e as desfavorecidas a continuar nessa posição, ou seja, se há poucos indivíduos com poderio e muitos sem nenhuma parcela dele tendo que subordinar-se, obviamente existirá desigualdade social.
Em vista disso, violam-se direitos que toda a população, inclusive os menos privilegiados, possui. A Constituição Federal promulgada em 1988 determina os diretos sociais que têm por objetivo garantir o mínimo para a sobrevivência do cidadão, como acesso à saúde, educação, moradia, trabalho, segurança, lazer, alimentação, vestuário e transporte. Entretanto, com a desigualdade social estes não são inerentes a todos os brasileiros. Dessa forma, o país, classificado na economia como emergente, não conseguirá torna-se desenvolvido e usufruir das prerrogativas desse patamar, visto que umas das particularidades destes é a qualidade de vida, baixos índices de analfabetismo e comodidade, (Sem vígula) das quais o Brasil não dispõe.
Fica evidente, por conseguinte, a imprescindibilidade de minimizar as disparidades sociais no país. Para isso, as escolas, com apoio dos alunos, precisam aliar as disciplinas de sociologia e filosofia e incentivar, com o uso de campanhas na sociedade colando cartazes e organizando palestras, a participação política, ou seja, o voto responsável conjuntamente à candidatura, pois necessita-se de pessoas com novas ideologias para substituir os cargos ocupados pelas oligarquias, a fim de que governem de maneira a atender também as classes desfavorecidas pela política anterior. Afinal, como afirma Platão, ao não envolver-se nas atividades governamentais será-se, certamente, dominado por um superior. Outrossim, as mídias como propagadoras de conhecimento e meio de comunicação devem, por intermédio de propagandas na televisão e na internet, divulgar a importância dos cidadãos reivindicarem, do atual governo assim como do posterior, o cumprimento de suas obrigações de modo honesto e garantia na prática dos direitos da população. Assim, pretende-se que as raízes históricas iniciadas na colonização do país não mais interfiram negativamente na política de hoje.
Comentários do corretor
Texto com mais de 30 linhas. Apresenta ótimas ideias e bom desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |