A Desigualdade Social No Brasil - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 A desigualdade social é a distribuição de renda desigual (Vírgula) e é fácil de encontrar traços dessa desigualdade (Use palaras que expressam a mesma ideia) disso (Vírgula)  principalmente em um país como o Brasil que é sempre vítima de corrupção. Entretanto a desigualdade persiste tanto na burocracia econômica como no meio social e frente a isso deve ser combatida.  (Reformule e apresente a tese)

 Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. O país é marcado também pela corrupção (um fator causador da desigualdade) que suga o dinheiro público trazendo como consequência o atraso econômico do país e ainda para a classe pobre criando o aumento do desemprego, a criminalização, a fome, a favelização entre outros. Dividindo assim a pirâmide econômica do país, restringindo maior valor econômico para a minoria do topo da pirâmide. (Reestruture as ideias apresentadas. Desenvolva mais)

 A desigualdade social encontra-se também no mercado de trabalho de forma racista, homofóbica e machista. Por exemplo: uma mulher atuante do mesmo cargo que um homem no mercado de trabalho recebe um salário menor por causa de aspectos machistas (Como assim? Desenvolva mais); da mesma forma ocorre com homossexuais e negros. Nessa perspectiva nota-se que no mercado de trabalho prevalece o capitalismo deixando de lado a igualdade social. 

Portanto (Vírgula) para combater o problema da desigualdade social no Brasil (Vírgula) 70% do dinheiro público deve ser destinado a população brasileira por meio de bolsas, visando a melhoria da classe pobre e um melhor equilíbrio econômico entre as classes sociais. E ainda, através da mídia, motivar a população a não tolerar desigualdades sociais e denunciá-las através de manifestos. (Reformule)

Comentários do corretor


Reestruture as ideias apresentadas no texto, uma vez que se apresentam de maneira confusa e limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     220


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200