Desde os processos denominados "revoluções industriais" e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. Advinda de fatos históricos e pela má distribuição à população, a desigualdade social é um fator crescente e hodierno no Brasil. (Desenvolva mais as ideias que serão discutidas ao longo do texto)
A datar, esta surgiu no momento das colonizações nas quais os lucros das explorações ficavam em grande parte na mão da Coroa. Ademais, com o passar das décadas houve a consolidação do capitalismo pela chegada das indústrias, vale ressaltar a teoria marxiana da divisão de classes (burocracia burguesia e proletariado), logo, (Sem virgula) concentrou boa renda aos empresários, situação ainda ocorrente nos dias de hoje – grande acúmulo de capital com minoria. (Reformule e desenvolva mais as ideias apresentadas)
Nesse sentido há um “leque” a ser aberto de outras desigualdades que trazem sérias consequências a população majoritariamente pobre, a saber, (Sem vírgula, use os dois pontos) educação de lamentável qualidade, desemprego, criminalidade e violência, segregação racial, diferenciação no tratamento, moradia e localização precárias gerando favelas, entre outros. Além disso, segundo o Índice Gini o território brasileiro é o 3º mais desigual do mundo. (Apenas expõe)
Mediante os fatos elencados (Vírgula) para minimizar o problema seria necessário a ação do Estado para a ampliação ou melhoramento de programas financeiros/estruturais já vigentes, políticas públicas (Quais?) para menor influência do capital, maiores investimentos em tecnologia e educação, pois , segundo Immanuel Kant: (Em caso de citação, use aspas) o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim, é incontrovertível a realização de mudanças eficazes para resolução do imbróglio.
Comentários do corretor
Desenvolva as ideias apresentadas, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |