Embora o Brasil já tenha políticas dedicadas a combater a desigualdade social no país, os números nos mostram que as medidas são meramente paliativas. É certo que a criação de programas sociais como o Bolsa Família tem sido de grande ajuda às a partes mais pobres da população, tendo-se notado, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma diminuição de 13% na desigualdade do país. Ainda assim, os números nos mostram outro fato alarmante: estima-se que mais de 16 milhões de brasileiros ainda vivem abaixo da linha da pobreza. As consequências da desigualdade são facilmente observáveis: a pobreza, violência e a marginalização são exemplos. As causas, porém, são diversas e merecem uma exploração mais complexa.
Um dos grandes debates do legado da escravidão no Brasil é a segregação étnico-racial, mas outro produto desse legado é a desigualdade social gerada por esta segregação. Embora a assinatura da Lei Áurea tenha libertado os negros, a falta de garantia de direitos fundamentais como acesso à terras e à moradia contribuiu com a exclusão social que só se agravou (De que maneira? Desenvolva) com o tempo.
Como forma de diminuir um problema causado por séculos de segregação o governo encontrou soluções que somente encobrem o verdadeiro problema (Qual é o verdadeiro problema?), como políticas assistencialistas como o Programa Bolsa Família que não combatem o cerne do problema. A falta de investimento em áreas sociais, culturais e na educação, também contribuem para a má distribuição de rendas. (Reestruture as ideias apresentadas)
Um estudo feito em 2017 mostrou dados alarmantes: apenas seis brasileiros possuem a mesma riqueza de metade da população. Nota-se então que a má distribuição de rendas também é uma das causas da desigualdade social, uma vez que a distância entre o 1% mais rico e o resto da população não é só em termos financeiros, mas também em termos relacionados a saúde e a educação. Tudo isso cria um ciclo em que os ricos permanecem ricos e os pobres, com acesso limitado a direitos básicos (Quais?) permanecem pobres.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Distribuir a carga tributária de forma justa, uma vez que as pessoas pobres e de classe média pagam muito mais impostos proporcionalmente do que a parte rica da população (Vírgula) ajudaria a diminuir o problema da distribuição de rendas. Outra medida que deve ser tomada pelo Governo Federal é investir principalmente na educação (De que maneira?), permitindo assim que as classes mais pobres tenham a oportunidade de ascender. Também devemos combater (Como isso é possível? Apresente uma solução) um dos frutos do legado da escravidão: a naturalização de uma sociedade discriminatória, (Sem vírgula) que normaliza a classificação de pessoas em diferentes categorias de acordo com sua posição econômica, ajudando assim a perpetuar a desigualdade.
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias que são apresentadas no texto, pois estão limitadas em alguns casos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |