- Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As desigualdades sociais é um fenômeno que está presente em todos os países são fenômenos que estão presentes em todos os países, alguns de maneira mais amena (Vírgula) enquanto outros mais severos. Apesar de ser um país rico (Vírgula) o Brasil possui elevado nível de desigualdade social, sendo essa problemática a desencadeadora de diversos fenômenos preocupantes como: violência, criminalidade, educação precária entre outros. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução) 

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, ocupando o 16° lugar no ranking mundial (Vírgula) segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU). É inegável que as práticas violentas como roubo e furtos são constantemente vistas nos bairros mais pobres, onde há pouca expectativa de vida (Por quê?). É evidente que são vários fatores que contribuem para que a violência no Brasil (Use sinônimos) esteja alarmante, no entanto, uma das causas mais antigas e pertinentes é a desigualdade social gerada pela má distribuição de renda, onde em se concentra a maioria das riquezas nas mãos de poucos e, consequentemente (Vírgula) o melhor e maior acesso à saúde, segurança, educação, etc.

Cabe ressaltar que são vários os fatores que contribuem para o quadro crítico de desigualdade social no país (Vírgula) entre eles o sistema econômico, a ausência de reforma agrária e as políticas educacionais de baixo nível. De fato, há uma perversa desigualdade no sistema educacional, segundo levantamentos feitos por especialistas, três em cada dez crianças de classe econômica inferior abandonam a escola (Vírgula) e cada ano de escolaridade a mais de uma pessoa implica em um aumento de renda de 10% a 20%. Assim, percebe-se que a qualidade da educação contribui para preservar as desigualdades econômicas. (Reestrure as ideias apresentadas)

Algumas medidas foram adotadas (Vírgula) como programas assistencialistas (bolsa família, fome zero) com o objetivo de minimizar os efeitos das desigualdades, todavia são apenas paliativos que amenizaram, porém pouco contribuiu para combater as raízes do problema da distribuição de renda. Para isso, seriam necessários instrumentos (Quais? Apresente no texto) mais sólidos, (Sem vírgula) que possibilitassem a desconcentração de renda ao longo prazo.

Logo, é indispensável que se busque meios plausíveis para atenuar as disparidades sociais que persistem de forma gritante no Brasil. Faz-se necessário, (Sem vírgula) que o governo invista em políticas públicas em projetos que visem uma maior distribuição de renda por meio da reforma agrária (Vírgula) em que onde os pobres tenham a oportunidade de acesso a terra (Como assim? Reestruture essa ideia). Além disso, o país precisar considerar como prioridade as questões educacionais, pois as desigualdades na educação acarretam pobreza e miséria, uma vez que a população pobre não consegue ascender profissionalmente (Não faça generalizações), nem melhorar de vida. Apenas com uma reestruturação econômica e social o Brasil conseguirá corrigir as falhas sócias e desenvolver-se de maneira mais justa.


 

Comentários do corretor


Desenvolva mais os argumentos apresentados. Além disso, apresente mais dados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200