SEM IGUALDADE NÃO HÁ LIBERDADE - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pode-se inferir que o surgimento da desigualdade social decorre do ao período colonial brasileiro, (Ponto final) Contudo (Vírgula) sua intensificação ocorreu durante a revolução industrial e a origem do capitalismo no século XVIII, transformando pequenos burgueses em grandes detentores da maior parte do capital circulante. Contemporâneamente, essa disparidade é verificada predominantemente em países não desenvolvidos (Vírgula) e interfere em questões como o acesso à educação de qualidade, baixos salários e a precariedade nos serviços públicos, como na saúde, no transporte público e no saneamento básico.

Corroborando para o entendimento da desigualdade social (Evite esse tipo de construção. Para inserir a ideia de um grande pensador, use, por exemplo, "de acordo com"), Rousseau defendia que a liberdade só tinha sentido se estivesse baseada na igualdade e que todos deveriam ser iguais perante a lei. Ele também considerava a desigualdade social como um fenômeno social, ou seja, que era gerado pela própria sociedade. Através de sua tesa confirma-se a atribuição do “nascimento” da desigualdade social na era colonial, na qual, no qual portugueses e futuros capitalistas inspiravam tal desequilíbrio, pregando a superioridade sobre os negros (De que maneira? Desenvolva isso no texto) e detendo a posse de propriedades, como terras e produtos, isto é, eles desencadearam o processo da desigualdade social e instalaram a diferença de classes (Reestruture essa ideia)

Segundo dados de 2005 oferecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é era a 8ª nação mais desigual do mundo e apresenta altos índices de desnutrição, fome, mortalidade infantil, baixa escolaridade e pobreza. Esses fatos refletem o aumento do número de violência, (Por quê? Explique isso no texto) marginalização e favelização, meios pelos quais os cidadãos envoltos nesse sistema tendem a buscar para sobreviver, uma vez que não dispõem de recursos e oportunidades suficientes para optar por rotas alternativas, como emprego e educação.

Em suma, para que referido problema seja solucionado, faz-se necessário que os órgãos governamentais deem mais atenção a famílias carentes e ajudem através da criação de mais escolas e faculdades públicas de qualidade, além de incentivos (Dê exemplos) educacionais dentro destas. Outro meio a considerar é a descentralização do capital e distribuição igualitária de renda, método apresentado pelo filósofo e sociólogo Karl Marx e que visa como forma de organização política (Vírgula) o Socialismo, ou seja, bens e capital comum a todos equitativamente. Assim, o Brasil caminhará para um futuro, (Sem vírgula) no qual, (Sem vírgula) todos serão iguais perante a lei, a educação, a remuneração a aos serviços. (redundante)
 

Comentários do corretor


"Sem igualdade não há liberdade". Desenvolva mais as ideias e faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200