Sabe-se que a desigualdade social brasileira é um mal que assola á a população. Desde a Era Colonial período colonial começou-se a imperar no país esse caos que ocasiona diversas consequências no âmbito social e econômico. Dessa forma, é nítido que a violência no Brasil advém desse problema. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução)
Quando os portugueses comandavam a estrutura administrativa no Brasil Colonial, já se via uma enorme desigualdade social por causa da exploração da terra e a relação escravista-senhorial. Apesar da escravidão ter sido extinta ainda se vê resquícios desse contratempo na sociedade brasileira (Explore mais essa ideia no texto).Exemplo este, (Sem vírgula) é a má distribuição da renda em que pouca parcela dos cidadãos mantém muito dinheiro,como os latifundiários. Na atual conjuntura política brasileira, nada é visto para amenizar a desigualdade, pois conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), O o Índice Gini (Vírgula) que calcula a desigualdade, mostra que o Brasil é um dos países mais discrepantes nessa questão.
Como consequência desse obstáculo que assola a nação, a violência é a principal. Conforme é relatado diariamente na pela mídia é alarmante a hostilidade na estrutura social, o crescente número de roubos e furtos que não mais ficam restritos aos grandes centros urbanos.O aumento do desemprego e a falta de acesso aos bens básicos para uma sociedade equilibrada, como a educação, a saúde e o salário mínimo que não é o suficiente para o sustento de uma família. Consoante, o historiador Leandro Karnal diz que a desigualdade é um mal social, pois dela origina-se a marginalização, a favelização e a gentrificação levando os mais necessitados a viverem nos subúrbios e com a má qualidade de vida. (Reestruture as ideias apresentadas)
Diante disso, as autoridades políticas junto com os estudiosos sociais (Vírgula) como os cientistas políticos, os historiadores e os sociólogos devem estudar afinco esse problema e aplicá-los na educação, na saúde e na renda, a fim de diminuir esse caos e a violência oferecendo mais oportunidades e equalizar as relações sociais. Assim, irá melhorar a qualidade de vida da população e não irá dominar a desigualdade histórica como afirmava o historiador Darci Ribeiro: ´´O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso´´. (Reformule)
Comentários do corretor
Reestruture as ideias apresentadas, uma vez que estão limitadas, além de, em alguns casos, estarem confusas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |