- Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Baixo nível de escolaridade. Más condições de saúde. Insegurança alimenta (Evite esse tipo de construção no texto). Esses são alguns dos problemas decorrentes da desigualdade social no Brasil. Em relação a isso, no século XXI, nota-se uma certa contrariedade no que diz respeito a economia nacional é e o índice de miséria. Dentro desse contexto, é visto um crescimento entre ambos. (Desenvolva mais as ideias deste parágrafo)

Nessa ótica, evidencia-se que a distribuição de renda no pais é desigual, situação inserida desde a colonização esse e se estende até a modernidade. Visto que a produção de lucro é injusto, devido a exploração de trabalho, assim tendo a concentração do capital nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria trabalha para amenizar os problemas sociais (Quais? Apresente e discuta no texto) vividos em sua realidade.

Além disso, baixo nível de escolaridade faz com que o individuo deixe de estudar para ter uma estabilidade economia através do trabalho (Não faça generalizações). Nesse viés o sujeito acaba recebendo baixos rendimentos, ação provocada pela sua falta de qualificação, por sua vez, não encontra meios de alocação no mercado de trabalho, assim tendo como resposta o desemprego. (Desenvolva mais os argumentos))

Dessarte, é de substancial importância acesso à educação pública de qualidade, que atenda a realidade da população, não apenas como um processo de formação da mão-de-obra (mão de obra), mas que seja capaz de formar sujeito para uma ação política (Como assim? Explore mais essa ideia). Por sua vez (Vírgula) cabe ao Ministério Público (Vírgula) por meio da democracia representativa, a ocupação de classe dominada (Como assim? Está confuso. Reestruture) tenha uma participação ativa das decisões políticas.
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200