Brasil e a desigualdade social - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 27/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que a desigualdade social é um problema principalmente de países em desenvolvimento como o Brasil. Essa desigualdade está associada a diversos fatores como falta de interesse (Que tipo de falta de interesse?) de nossos (Evite usar primeira pessoa) governantes e a pouca participação da sociedade na vida política do país, tendo várias consequências desastrosas para a população. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

A desigualdade social apesar de comum em países em desenvolvimento como o Brasil (Vírgula) não pode ser uma justificativa para a sua continuidade. Um fator que contribui para a continuidade da desigualdade social é a falta de interesse de nossos governantes que não cumprem o que prometem nas campanhas eleitorais (Como assim? Desenvolva mais essa ideia, uma vez que está limitada).

Outro fator que contribui para a continuidade da desigualdade social é a pouca participação da sociedade na vida política do país, pois muitos cidadãos vão às urnas por obrigação  e não têm consciência do valor de seu voto  (Vírgula) e consequentemente não acompanham e nem cobram o que seu candidato fará nos quatro anos seguintes à eleição (Reestruture essa ideia: qual é o real problema?).

São várias as consequências que acompanham a desigualdade social como, por exemplo, o aumento da violência que coloca a sociedade em um país sem lei, o desrespeito aos direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal como igualdade e segurança, além do subemprego, miséria, dentre outros. (Apresenta os argumentos, mas não desenvolve)

Podemos Pode-se concluir (Essa expressão fica redundante, uma vez que esse é o parágrafo de conclusão. Procure usar conjunções conclusivas) que a desigualdade social é um conjunto de fatores que precisam ser eliminados. Para isso, tanto governantes quanto sociedade precisam trabalhar na eliminação desses fatores. Governantes precisam estar comprometidos com o bem do povo enquanto sociedade precisa de uma consciência política para votar com consciência e acompanhar os eleitos (De que maneira isso é possível? Desenvolva).

Comentários do corretor


O texto apresenta argumentos pertinentes ao tema, no entanto estão limitados. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200