Em 2005, o Brasil era o 8° país com maior desigualdade social do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). (Reformule. Apresente a tese no parágafo de introdução)
Ainda hoje, o país enfrenta uma situação de alto índice (Que situação?), onde em que atingem grande parte da população.
Entretanto, um dos principais problemas que persiste e que traz drásticas consequências, (Sem vírgula) é a má distribuição de renda. (Desenvolva essa ideia)
Por tanto Portanto, um terço da população sofre com a miséria e fome (Apresente a fonte que fornece esse dado). Consequentemente (Vírgula) esta fica vulnerável a apoios sociais básicos (Quais? Dê exemplos), enquanto outra parte tem além do necessário.
Como resultado, encontramos uma nação onde são vistas altas taxas de desemprego, aumento incontrolável de moradores de rua, onde a falta de segurança se torna predominante. (Desenvolvimentos limitado)
Torna-se evidente, por tanto portanto, que os caminhos para o fim dessa desigualdade no Brasil, (Sem vírgula) precisa ser resolvida. Logo, é necessário a intervenção do Governo, para que impreterivelmente faça uma distribuição mais justa da renda do país, com a ajuda de novas leis trabalhistas. Além disso, é preciso uma melhora nas áreas básicas sociais, como na educação, saúde e segurança, recorrendo assim ao poder público. Ademais, as ONG's e instituições (Pleonasmo) deveriam por intermédio de trabalhos, ajudar a acolher os vastos números de mendigos que ainda vivem pelas ruas. Com essas medidas, talvez poderemos acabar com a desigualdade social em nosso país. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |