A desigualdade social no Brasil é uma consequência direta das eternas explorações de pessoas e de terra. A colonização portuguesa, com sua extração exaustiva das riquezas naturais do país e a utilização da mão de obra escrava negra e indígena, foi um fator de definição não só de classes sociais, mas também do trabalho moderno. Apesar do passado não ser o único a culpar, os fantasmas daqueles tempos continuam a assombrar muito do que é feito hoje.
O conceito de mão de obra barata é um desses fantasmas. Algo que as grandes empresas modernas sempre procuram, (Sem vírgula) é fundamentalmente baseado na desigualdade. Empresas instalam suas filiais em lugares com baixas taxas de escolaridade (Reveja essa afirmação, pois há uma generalização), de condições boas de vida (Como assim?), altas taxas de pobreza e desemprego, e oferecem as pessoas que lá vivem salários muito abaixo do normal . Se por algum motivo, (Sem vírgula) “a mão de obra barata” deixa de ser tão barata, a empresa muda-se para outro local, deixando desempregados em situações não muito melhores. A exploração humana nunca esteve mais forte do que agora. (Reveja os argumentos apresentados. Apresente fatos que estejam relacionados ao tema)
Por consequência, a melhora nas condições de vida se torna especialmente difícil. Conseguir uma especialização de qualidade, uma moradia adequada e até saúde parece um privilegio para poucos (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). Dessa forma, muitos jovens recorrem ao crime como forma de ascender socialmente (Vírgula) e há então o aumento da violência e a criação de um estigma. A marginalização da sociedade para certos grupos de pessoas, sempre os as mais carentes, porque muitas das vezes esses por serem mais propensos a viver dessa forma (Como assim? Reestruture). Desse modo, a ascensão se torna cada vez mais trabalhosa para uma parcela da população.
Existe um ciclo que parece impossível de sair. Então é necessário a criação e abertura de portas. Os programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o programa de cotas para entrar nas faculdades, o Minha Casa Minha Vida, são de grande importância para o empoeiramento (?) das classes e a continua atenuação de diferenças sociais. Eles devem ser mantidos e reforçados, independentemente de crises que o país vive (Vírgula) e a sociedade brasileira de todas as classes deve insistir nisso. Porque além da eliminação de desigualdade ser benéfica para a sociedade como um todo, o tratamento das pessoas como ser humano e não como meios de produção, (Sem vírgula) deve ser cultivado como maneira de deixar o passado no passado. (Reestruture a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias que são apresentadas no texto, tendo em vista que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |