Brasil Desigual! - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 25/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social do Brasil contemporâneo é uma herança do período colonial, pois nesse início de formação do país, (Sem vírgula) existia uma grande diferença sociocultural entre os povos que aqui habitavam: dominadores portugueses apoiados pela coroa, índios nativos dominados, apesar da resistência (Vírgula) e escravos trazidos da África pelos portugueses para trabalhar principalmente nos engenhos de açúcar. (Apresente a tese)

Após um longo período colonial de dominação e devastação indígena e escravização africana que foi abolida há pouco tempo (1888), o Brasil foi formando uma sociedade injusta. Após a abolição da escravidão, muitos negros continuaram trabalhando para os senhores dos engenhos porque não tinham dinheiro nem moradia para se manter, os poucos que conseguiram juntar dinheiro conseguiam moradia de má qualidade, e ainda tiveram de conviver com o preconceito que dificultava encontrar emprego e acesso à educação (Vírgula) por exemplo (Observe que há apenas o relato). Por causa do seu passado racista e desigual do negro no país (Vírgula) o governo trabalha com ações afirmativas através das cotas para redução das diferenças sociais. (Expõe, mas não discute)

O imposto pago para o governo é injusto, pois quem paga a maior parte é exatamente a parte da sociedade que mais precisa desse capital (Qual é a maior parte? Essa ideia não está evidente no texto), pois o imposto é pago por produto e não por renda, o que agrava a situação econômica que é passado por gerações. (Reformule as ideias apresentadas neste parágrafo)

As consequências (Quais são? Cite-as no texto) da desigualdade são péssimas para a sociedade, refletem no desemprego, pois quem não tiver uma boa base educacional (Vírgula) dificilmente terá chances no concorrido mercado de trabalho, uma minoria pobre consegue ingressar numa faculdade, pela falta de acesso à educação (Como assim? Reformule). Quem não tem uma base educacional, (Sem vírgula) fica com as opções que se resumem em trabalhos árduos e de pouco retorno financeiro. A criminalidade também é um reflexo, que infelizmente é vista como uma fonte de renda rentável (Vírgula) já que criminoso não precisa nem de contato com a educação para tal prática, a partir dai (Marca de oralidade) vem o aumento do índice de criminalidade derivado da violência. 

Os impostos em que maior parte é paga pela população que mais precisa, deve ser reformulado para ser pago por renda e não por produto, tornando uma cobrança mais justa. A educação deve ser o foco principal para redução da desigualdade social reforçando a política de ações afirmativas como as cotas (Vírgula) e dar ênfase nas escolas sobre a história do Brasil (Vírgula) e mostrar de forma didática (Vírgula) a partir do ensino fundamental (Vírgula) a importância das ações afirmativas que mudam positivamente uma sociedade. Fazer uma renovação no ensino médio, (Sem vírgula) focando em palestras, competições escolares focadas no ensino(Vírgula)  e levar para as escolas feiras literárias, e de ciências e criação de cursos de pré-vestibulares paralelos (Como assim?), para que os estudantes futuramente ingressem em uma faculdade. A educação é o caminho para um país justo. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


"Brasil desigual". Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200