A restrição social. - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 25/09/2017

Status:

Corrigida
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Tornar mais restrito e prejudicial a um grupo, classe ou circulo social. Esta é a verdadeira adjetivação para desigualdade social. (Apresente as ideias que serão discutidas ao longo do texto)

A desigualdade social é o problema social  (Pleonasmo) que afeta maior parte do mundo atual, é o fenômeno que ocorre na pluralidade (O quem vem a ser essa "pluralidade" no texto? Evidencie) em países não desenvolvidos. Quando se fala em desigualdade social, abrange vários aspectos como: dessemelhanças na educação, oportunidade, renda, gênero entre outros, de modo geral, cria a desigualdade econômica, sendo mais conhecida como desigualdade social. (Reestruture)

São variáveis as situações que contribuíram para o crescimento da desigualdade social no Brasil, dentre elas pode-se destacar o decurso do efetivo processamento de progresso que tomo o país a partir do início do século XIX. (Apenas expõe, não discute)

Ao lado do crescimento econômico, desenvolveu a miséria, as discrepâncias sociais, desemprego, fome, etc., que atinge muitos brasileiros. Consoante dados fornecidos da pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005 o Brasil era a 8º nação no nível de desigualdade. (Apenas expõe)

A Constituição Federal de 1988, no Art. 3º constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, entre eles estar está à a erradicação de pobreza e marginalização, além da e a redução das desigualdades sociais e regionais. Porém, observa-se que essa diferença deixou de ser responsabilidade (Como assim?) do governo brasileiro, e sofre a regulação das instituições multilaterais. (Reestruture, pois está limitado)

O problema não é mais só a desigualdade social, mas a qualidade das ações ou omissões perante ela. Pode ser afirmado (Vírgula) sem incerteza, que a sociedade brasileira é tolerante com a sua estrutura (Senso comum). (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200