Tornar mais restrito e prejudicial a um grupo, classe ou circulo social. Esta é a verdadeira adjetivação para desigualdade social. (Apresente as ideias que serão discutidas ao longo do texto)
A desigualdade social é o problema social (Pleonasmo) que afeta maior parte do mundo atual, é o fenômeno que ocorre na pluralidade (O quem vem a ser essa "pluralidade" no texto? Evidencie) em países não desenvolvidos. Quando se fala em desigualdade social, abrange vários aspectos como: dessemelhanças na educação, oportunidade, renda, gênero entre outros, de modo geral, cria a desigualdade econômica, sendo mais conhecida como desigualdade social. (Reestruture)
São variáveis as situações que contribuíram para o crescimento da desigualdade social no Brasil, dentre elas pode-se destacar o decurso do efetivo processamento de progresso que tomo o país a partir do início do século XIX. (Apenas expõe, não discute)
Ao lado do crescimento econômico, desenvolveu a miséria, as discrepâncias sociais, desemprego, fome, etc., que atinge muitos brasileiros. Consoante a dados fornecidos da pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005 o Brasil era a 8º nação no nível de desigualdade. (Apenas expõe)
A Constituição Federal de 1988, no Art. 3º constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, entre eles estar está à a erradicação de pobreza e marginalização, além da e a redução das desigualdades sociais e regionais. Porém, observa-se que essa diferença deixou de ser responsabilidade (Como assim?) do governo brasileiro, e sofre a regulação das instituições multilaterais. (Reestruture, pois está limitado)
O problema não é mais só a desigualdade social, mas a qualidade das ações ou omissões perante ela. Pode ser afirmado (Vírgula) sem incerteza, que a sociedade brasileira é tolerante com a sua estrutura (Senso comum). (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |