Em sua obra q Na obra "Quarto de despejo", a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus faz uso de sua vivência para relatar o cotidiano cruel da vida de uma catadora de lixo. O fato é que, (Sem vírgula) a distribuição irregular de renda está ligada a construção das bases sociais brasileiras advindas do passado histórico do país (Observe que há uma "quebra" de sentido com relação ao parágrafo anterior). (Desenvolva mais e apresente a tese)
Em primeiro lugar, entende-se que desde os primórdios (Expressão clichê) da colonização o Brasil convive com disparidades sociais e étnicas. Em suma, o modo de imposição da autoridade da metrópole (Portugal) sobre os povos indígenas e afrodescendentes, através da escravidão e da subversão religiosa, forma a primeira expressão de desigualdade social no Brasil. Quase dois séculos depois (Há muito mais que dois séculos), o país ainda não superou a problemática que é antagônica a seu potencial financeiro (Vírgula) e uma das barreiras (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto) para o desenvolvimento brasileiro perante o cenário mundial.
Destarte, cabe destacar a notoriedade econômica apresentada pelo Brasil durante as primeiras décadas do século XXI. Conquanto, sabe-se que, (Sem vírgula) por maior que seja o Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação, a mesma (Use somente quando houver sentido de igualdade) não apresenta bons índices de desenvolvimento a menos que promova a distribuição dos serviços (Quais?) e da qualidade de vida aos cidadãos. Nesse sentido, a sociedade brasileira encontra-se fortemente dividida em classes, e aqueles que possuem menor poder aquisitivo (Vírgula) além de não terem acesso à mecanismos direitos básicos, a exemplo de saúde, educação e saneamento, sofrem com o processo de gentrificação, que limita espaços de cultura e lazer à população de classe média alta.
Logo, apreende-se que a desigualdade social é um dos maiores problemas a serem enfrentados no Brasil. A fim de superá-la, cabe ao Governo Federal, em parceria com seus ministérios, promover a democratização do acesso aos serviços básicos, para tanto, torna-se necessário um projeto efetivo de melhoria de hospitais através da manutenção do espaço físico das unidades e da contratação de profissionais. Outrossim, levar o ensino de qualidade aos mais diversos locais, assim como a favela em que vivia Carolina Maria, através de uma educação pública que prepare profissionais qualificados (De que maneira?), dessarte os mesmos poderão não só melhorar suas condições de vida, como também alavancar o desenvolvimento do país.
Comentários do corretor
O texto apresenta ótimas ideias, mas precisam ser reestruturadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |