A Desigualdade Social é um dos problemas mais graves que ecoa em nosso (Evite primeira pessoa) país, e que encontra suas origens no Período Colonial, consolidando-se no século XX. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Após os colonizadores portugueses terem se estabelecido no país, tomaram as posse das terras que antes eram dos indígenas, para poder explorá-las para as atividades econômicas, e em busca do lucro, optaram pela mão-de-obra barata mão de obra escrava, que ocasionou na escravidão dos negros africanos. Mesmo após a abolição da escravidão, os ex-escravos não tiveram seus direitos sociais garantidos pelo governo brasileiro, e foram excluídos do processo de industrialização, pois os donos das indústrias preferiram empregar imigrantes europeus, já que estes estavam mais qualificados para as atividades industriais; sem nenhuma perspectiva de vida, refugiariam-se em morros e tiveram que sobreviver da informalidade (Vírgula) e até mesmo da criminalidade. Outro motor contribuinte para a desigualdade foi a urbanização que ocorreu na metade do século XX, pois aconteceu de forma acelerada (Por quê?) e sem planejamento, causando um forte inchaço urbano que, aliado à especulação imobiliária, acarretou ao processo de favelização - e com ele surge também a falta de água tratada e saneamento básico em regiões periféricas (Por quê?). Diante de todo esse quadro, soma-se também a desigualdade de renda, a falta de infraestrutura das escolas e de hospitais, a baixa escolaridade, a criminalidade, o desemprego, entre outros problemas que causam instabilidade social. (Reestruture e reveja como as ideias apresentadas se relacionam com a desigualdade social do Brasil, pois não está evidente)
Para tanto, seria preciso haver mais investimentos em setores como a educação, saúde, trabalho, lazer, moradia, transporte público etc, para a garantia dos direitos sociais previstos na Constituição Federal (Vírgula) e para que o Brasil chegue a ser um país efetivamente democrático. (Reformule. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 210 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |