A desigualdade social é um problema que persiste através do tempo e das civilizações ao longo da história. Agora, mais acentuada por conta do capitalismo que (Vírgula) para o filósofo Karl Marx, sobrevive da mais valia mais-valia (Apresente a ideia de "mais-valia" no texto). Sendo, no Brasil, a desigualdade econômica um problema inercial, pois esta deriva de uma intensa exploração colonial entre senhores e escravos. No mais, a precariedade de programas sociais e a má distribuição da renda no país têm causado altas disparidades econômicas.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005 o Brasil era a oitava nação mais desigual do mundo. Ou seja, as consequências da desigualdade social são exacerbadas (Como assim? Reestruture essa ideia). E isso, (Sem vírgula) pode ser observado na educação, saúde, moradia, saneamento básico que é exclusivo para poucos (Reestruture a partir da reflexão: por que é exclusiva para poucos? Evidencie essa discussão no texto). Assim é o capitalismo, concentração de riquezas nas mãos de uma minoria (Como esse período resgata as ideias mencionadas anteriormente? Reformule).
De acordo com Karl Marx, a mais-valia é o lucro obtido pelos burgueses sobre o trabalho do proletariado. Partindo desse pressuposto, ela contribui com a desigualdade social, pois ocorre a má distribuição das riquezas e falta de um Estado realmente democrático. Em consonância com pessoas em situações desumanas que não possuem direitos básicos (Quais são os "direitos básicos"? Cite-os no texto) previstos pela Constituição de 1988 (Reestruture).
É necessário, portanto, que a desigualdade social se reduza. Isso seria será possível se o Governo Federal investisse investir mais em programas sociais (Quais programas sociais?) e melhorasse os já existententes (Vírgula) como o minha casa minha vida. O Ministério da Educação (MEC) também deveria promover cursos profissionalizantes gratuitos e acessíveis para pessoas de baixa renda comprovada (Vírgula) a fim de aumentar a mão d e de obra qualificada. Ademais, a população deveria reivindicar seus direitos por meio de protestos pacíficos pedindo por melhores salários e suporte financeiro para pessoas de baixa renda.
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, mas estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |