Indubitavelmente a desigualdade no Brasil é vivida diariamente pelos brasileiros pela população, fazendo com que seres humanos tenham rótulos e títulos. As pessoas são separadas por classes sociais, muitas delas injuriadas e negligenciadas pela sociedade. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente e discuta ideias. Aponte a tese)
A desigualdade no Brasil não é um tema atual, desde a antiguidade (Que antiguidade? Estruture a ideia do período colonial) as pessoas sofriam com a desigualdade. Um exemplo a ser citado é a questão da luta pela democracia no Brasil, o povo não tinha direito de dar o seu próprio voto (Quando? Essa ideia não está evidente no texto), porque os governantes tinham mas direito entre eles pelo fato de estarem em uma posição maior que a dos outros, Mas mas nem por isso o povo deixou de lutar pelos seus direitos e foram à luta para à busca da democracia (Vírgula) e conseguiram (Reestruture).
Todos os dias vemos (Evite usar construções com a primeira pessoa) pessoas pobres morrerem em filas de hospitais por que porque negligenciam (De que maneira? Discuta essa ideia no texto) a saúde do pobre, mas os ricos tendem a ter a melhor primazia de atendimento nos hospitais particulares, e educação particular tendem a um ensino mais reconhecido que a educação pública (Por quê?). As pessoas precisam lutar pela saúde e pela educação (De que maneira?), são os bens mais preciosos que um ser humano deve ter (Clichê), o pobre também tem direito a saúde e a educação. A educação abre mentes e caminhos, todos nós temos direitos a ter um intelecto mais amplo, porque só assim, (Sem vírgula) reconhecemos os nossos os direitos e os nossos valores são reconhecidos. Porque educação nunca foi perca perda de tempo, sempre foi tempo gasto com retorno garantido (Clichê).
Comentários do corretor
Discuta mais as ideias apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |