A causa de desigualdade social é a falta de políticas públicas dirigidas especialmente a essa parte da população tão carente (Qual parte da população é carente? Essa ideia não está evidente no texto). A consequência é o caos total. O salário mínimo é muito baixo, e tudo é muito caro, transporte, aluguel, água, luz e gás têm os preços altos para quem só recebe um salário mínimo mensal, ainda tem o mais caro e mais necessário a comida (Reformule essa ideia). Sem ela não se vive. A consequência dessa negligência do poder público são pessoas sobrevivendo em condições sub-humanas, sem moradias dignas e sem segurança, geralmente em lugares bem afastados dos centros, em barrancos que quando chove muito, sempre tem tragédias. (Reestruture as ideias apresentadas. Apresente a tese)
Sem a devida assistência governamental (Qual é a assistência social devida? Deixe essa ideia evidente no texto) a desigualdade só alimenta as vidas secas de sonhos, e sedentas de justiça e igualdade, não só social mas humana (Como assim?). Até quando essa situação pode ser aceita como normal? Até quando a educação que é a única solução de tudo, será negada a quem mais precisa? Se o povo não estuda não conhece seus direitos nem seus deveres. O governo deve sustentar o povo? Não, é claro que não, mas deve oferecer a cada cidadão deste país a condição de estudar, de aprender uma profissão, e assim prover sua vida e ajudar seu país. Essa é a lei! (Evite esse tipo de construção no texto. Apresente fatos e os dicuta, de modo que fique evidente o problema) Mas, as pessoas por falta de conhecimento acham que essa sentença de uma vida miserável é perpétua. E assim esse ciclo por falta de uma oportunidade ou de uma escolha vai se tornando uma herança quase que genética onde em que não se tem condição de escapar.
O Brasil está um caos, os problemas que o país enfrenta hoje não vêm da lua! Vêm daqui mesmo do terreiro de casa. E a violência é a espinha dorsal desse esqueleto, ela vai crescendo até engolir tudo se nada for feito. É preciso agir e rápido, o governo nega os sonhos dos excluídos e recebe de volta o pesadelo, mas quem sofre são os inocentes que só querem viver em um país melhor e mais humano. (Evite esse tipo de construção no texto) Como se pode querer que uma criança fosse um adulto pacífico se ofereceram a ela uma infância de guerra? A violência, a perversidade, o desespero e a intolerância serão as armas desses filhos invisíveis do Brasil. (Reestruture o desenvolvimento dos argumentos)
Não se pode mudar o passado, e muito menos prever o futuro, mas agora no presente pode-se fazer toda a diferença, fazendo o que é certo. Quem tem fome, dor, sede e sono, e não tem um abrigo, tem pressa, o governo não pode fazer mais muita coisa (O que é "coisa"?) pelos adultos, mas tem a obrigação e o dever de salvar as crianças. Elas são o futuro! Dos sonhos ou do pesadelo da nação. A solução é investir nas crianças, escola, comida e esportes. Para que cresçam fortes com as mentes despoluídas e cheias de sonhos, para construir uma nação de vencedores. Não se pode tirar da terra, (Sem vírgula)o que não se plantou, semeou e cultivou. A única coisa que nasce na Terra sem cultivo é erva daninha, que é bem forte e difícil de exterminar. (Reestruture. Argumento clichê) O País que não investe na educação do seu povo, no futuro pagará bem caro, (Sem vírgula) o alto preço da ignorância. Para os trabalhadores um salário mínimo igual ao australiano de, (RS 4863 ) quatro mil oitocentos e sessenta e três reais. Ou( USS 1.526) um mil quinhentos e vinte e seis dólares. E para todas as crianças brasileiras todos os direitos garantidos (Quais direitos são garantidos? Apresente no texto) pela Constituição brasileira agora no presente. (Reestruture)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |