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A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 22/09/2017

Status:

Corrigida
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Atualmente a desigualdade social tem sido um grande objeto de discussão no Brasil, apesar de não ser algo relativamente novo na história da civilização. Na busca de compreender o quanto essa situação afeta a sociedade (Vírgula) uma série de fatores devem ser analisados, tais como suas causas (Quais? Cite-as) e respectivas consequências (Cite-as)(Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

Como uma das suas causas principais temos tem-se a falta de acesso à uma educação básica de qualidade, que é essencial quando tem-se o objetivo de progredir no mercado de trabalho, ou mesmo acessá-lo. Sem contar o fato da má distribuição de renda que agrava ainda mais a situação de fome e miséria de muitas famílias. (Apresenta causas, mas não discute)

Em decorrência das circunstâncias citadas nos deparamos com a impossibilidade de um país ser classificado como desenvolvido, mesmo que economicamente seja forte. Também ocorre a inviabilização do acesso à informação nas camadas mais populares, além de estar sujeito a um aumento no índice de criminalidade, devido a grande miséria existente. (Reestruture)

A luta contra a desigualdade também não é algo novo, dado o exemplo dos Jacobinos durante a Revolução Francesa no século 18, onde lutavam contra o despotismo e clamavam por uma igualdade de condições para todos os cidadãos. (Diante desse fato apresentado, qual é a relação estabelecida com a desigualdade social no Brasil? Deixe essa ideia evidente)

Dado o exposto, evidencia-se a necessidade de tornar-se prioridade o combate à desigualdade social. Visando combatê-la (Vírgula) o Estado deve fazer uma reforma em várias instâncias, indo da educação pública até a distribuição de terras, melhorando e tornando-as mais mais justas (Que tipo de reforma? Deixe essa ideia evidente no texto). Cabe a população oprimida exercer seu direito de reivindicar condições condições melhores, e ter em mente que somente com muita luta, (Sem vírgula) algum dia poderão ver uma sociedade mais justa e igual. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Ao longo do desenvolvimento do texto ideias são apresentadas, mas não são discutidas. Apresente fatos e os discuta no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200