Desigualdade social, uma realidade injusta - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 22/09/2017

Status:

Corrigida
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A realidade do Brasil apresenta muitas discussões pertinentes como: corrupção, preconceito étnico, ausência justa de demarcações de terras indígenas e concentração fundiária e de renda por uma minoria elitizada. Portanto, esses exemplos equacionam um país na qual as políticas públicas são deficitárias, favorecendo um cenário de violência, desemprego, racismo, exclusão, ensino público precário, sistema de saúde problemático e outros.

Com base nessas considerações, há uma situação (Que situação?) agravante cujo poder político-administrativo não consegue diminuir essas estatísticas sociais alarmantes. Porque necessita de mais organização, firmeza em aplicar leis, políticos comprometidos com suas funções e prioridade em eliminar a corrupção que se encontra uma metástase frente à sociedade. Além disso, a sociedade é a mais prejudicada, principalmente os menos favorecidos. Sendo a maioria nas ruas e usuários de transportes coletivos, precisam conviver com a crescente violência nas grandes metrópoles e deparar-se com a ascensão do desemprego que, consequentemente, configura um país mais desigual. (As ideias são pertinentes, mas precisam de mais desenvolvimento)

Dessa forma, a desigualdade social no Brasil é uma construtiva advinda da historicidade vivida. Logo, quando se fala em divisão de sesmarias na época colonial, genocídio indígena e abolição da escravatura no século XIX. São acontecimentos que explicam por meio de análises mais profundas e científicas a existência dos problemas atuais (Dê exemplos de alguns). Assim, a geografia da concentração fundiária por uma elite ruralista, (Sem vírgula) prejudica famílias que necessitam de terras para viver e produzir seu sustento (Por quê? Desenvolva mais). (Vírgula) bem como o racismo que exclui e cria um ambiente intolerante e injusto, perpetuando estereótipos (Quais?) advindos de uma escravidão não muito distante. Fazendo delas excluídas, marginalizadas e humilhadas por toda necessidade social que não possuem – escola de qualidade, saúde de excelência, moradia digna, alimentação saudável e água potável.

Em último ponto, buscar entender esses descasos vividos pela população é conhecer a formação histórica e cultural do Brasil e, sobretudo, a configuração de um ensino público que não agrega consciência humanística, voltado para uma reflexão sociológica e, acima de tudo, sujeitos detentores de direitos cívicos e ações cidadãs. Por isso, é crucial que nossas as escolas tentem acrescentar, fornecer aos seus alunos uma visão mais clara da situação social do Brasil, abordando suas origens. Também, ao Ministério da Educação (MEC) precisa desenvolver um plano de ensino (De que maneira?) dentro da realidade vivida pelo Estado e entender que cada região brasileira possui formação cultural, religiosa e social distintas. (Reestruture) 
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200