O Brasil figura entre os 10 países com maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. Ironicamente, também encontra-se entre os 10 mais socialmente desiguais pelo fato de muitos ganharem poco pouco e poucos ganharem muito dinheiro. (Desenvolva mais as ideias que serão discutidas)
Diversas são as causas dessa desigualdade. Dentre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU) cita: baixos salários, políticas injustas, falta de acesso à educação de qualidade e aos serviços básicos - saúde, saneamento, segurança - etc. Além dessas temos, também presente no Brasil, está a corrupção. Esta é, inclusive, a principal geradora das deficiências listadas pela ONU. Trabalhadores, que tem abatido de seus rendimentos cerca de 25% em impostos, sofrem com a precariedade do atendimento público, uma vez que a verba destinada às necessidades básicas da população é desviada. (Desenvolva mais as ideias apresentadas)
Como consequência da disparidade social são vistos, dentre outros, o aumento do desemprego, a favelização e a violência. Todos estão diretamente interligados. O desemprego desencadeia a favelização devido a insuficiência de recursos para se angariar um local mais adequado como moradia. E ambos podem vir a aumentar a violência (como roubos, assaltos, furtos), alternativa para se obter alguma forma de sustento.
Comentários do corretor
"Mior PIB e maior desigualdade".O texto não apresenta proposta de intervenção. Além disso, as ideias são pouco discutidas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |