Desde meados do século XIIl, com o início do capitalismo que tem como característica o acúmulo do capital, o deter é obter as melhores condições de vida. Prova disso, verifica-se ao analisar a crescente desigualdade na sociedade brasileira. Nessa perspectiva é lícito ponderar o falho sistema educacional e a discriminação racial como agravantes causas do contexto.
De início, convém ressaltar o falho sistema escolar. (Vírgula) já que a escolaridade interfere diretamente no mercado de trabalho. Prova desse cenário pode ser observado no "ranking" mundial de educação divulgado pela Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015, no qual o Brasil ocupa a 60° posição (Vírgula) de 76 países avaliados. Sendo assim, fica evidente a precaridade do ensino brasileiro. (Discussão limitada)
Ademais, vale destacar a discriminação racial. Segundo o eminente físico teórico Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Seguindo essa ideia, repara-se no dia a dia de negros que sofrem com a violência, desemprego e com a inferença (?). Logo, medidas são urgentes para transcender essa questão no país. (Discussão limitada)
Com a finalidade de minimizar a desigualde, o Ministério da Educação (MEC) tem o dever de exigir investimentos (Que tipo de investimentos?) no ensino público e criar campanhas concentizadoras que busquem mostrar aos estudantes a relevância de uma formação. Além disso, o Governo Federal, com o poder público, precisa elaborar leis de inclusão racial (Só leis são suficientes? Reflita). Isso pode se concretizar se aqueles que não empregarem diversas etnias recebam multas de irregularidade. Assim não será mais preciso cantar a música do Racionais MC's, "entre o sucesso e a lama".
Comentários do corretor
É evidente, no texto, o problema de retomada de ideias. Dessa forma, procure desenvolver um projeto de texto que facilitará no encaminhamento das discussões. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |