Desde o período da colonização do Brasil encontra-se presente uma a desigualdade social, uma vez que não houve igualdade na distribuição das terras (Vírgula) e muito menos uma reforma agrária posteriormente. Desse modo, tal fato acarretou em um processo de desigualdade social (Use sinônimos) que persiste até hoje. Isso ocorre pelo fato de não haver uma educação de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho iguais para todos.
É possível perceber como há uma falha na questão da educação, nem todas as pessoas tem acesso a ela e, muitas vezes, quando o tem não é de qualidade, o mesmo acontece com a saúde e o sistema de infraestrutura básica. (Reformule, pois esse período está confuso) Dessa forma, sem tal acesso cria-se uma muralha que impede o progresso do indivíduo, deixando-o marginalizado, sem condições e meio de mudar a situação em que se encontra.
Nesse contexto, a questão de disponibilizar oportunidades (Que oportunidades?) no mercado de trabalho ao indivíduo é de extrema importância, já que é a partir de oportunidades assim que ele conseguirá condições financeiras suficientes para, além de sustentar a si e a sua família, buscar meios (Que meios são esses? Apresente no texto) de sair do ciclo de desigualdade. Essa disponibilização não ocorre como realmente deveria ocorrer, a população mais carente é excluída e vítima de preconceitos, o que só alimenta o processo de desigualdade.
Portanto, é notório que para conseguirmos (Evite primeira pessoa) alcançar uma educação e empregos de qualidade para todos é necessário o investimento por parte do governo, e a cobrança por parte da população, em educação e em empregos (Vírgula) de modo a atingir todos. É importante a realização de palestras conscientizando as pessoas à buscarem os seus direitos (Vírgula) e de projetos (Quais? Dê exemplos) que alcancem a população marginalizada de forma a auxiliá-la a sair do ciclo de desigualdade.
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |