A desigualdade presente na sociedade - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 21/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o período da colonização do Brasil encontra-se presente uma a desigualdade social, uma vez que não houve igualdade na distribuição das terras (Vírgula) e muito menos uma reforma agrária posteriormente. Desse modo, tal fato acarretou em um processo de desigualdade social (Use sinônimos) que persiste até hoje. Isso ocorre pelo fato de não haver uma educação de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho iguais para todos.

É possível perceber como há uma falha na questão da educação, nem todas as pessoas tem acesso a ela e, muitas vezes, quando o tem não é de qualidade, o mesmo acontece com a saúde e o sistema de infraestrutura básica. (Reformule, pois esse período está confuso) Dessa forma, sem tal acesso cria-se uma muralha que impede o progresso do indivíduo, deixando-o marginalizado, sem condições e meio de mudar a situação em que se encontra.

Nesse contexto, a questão de disponibilizar oportunidades (Que oportunidades?) no mercado de trabalho ao indivíduo é de extrema importância, já que é a partir de oportunidades assim que ele conseguirá condições financeiras suficientes para, além de sustentar a si e a sua família, buscar meios (Que meios são esses? Apresente no texto) de sair do ciclo de desigualdade. Essa disponibilização não ocorre como realmente deveria ocorrer, a população mais carente é excluída e vítima de preconceitos, o que só alimenta o processo de desigualdade.

Portanto, é notório que para conseguirmos (Evite primeira pessoa) alcançar uma educação e empregos de qualidade para todos é necessário o investimento por parte do governo, e a cobrança por parte da população, em educação e em empregos (Vírgula) de modo a atingir todos. É importante a realização de palestras conscientizando as pessoas à buscarem os seus direitos (Vírgula) e de projetos (Quais? Dê exemplos) que alcancem a população marginalizada de forma a auxiliá-la a sair do ciclo de desigualdade.

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200