No que se refere à desigualdade social, é possível afirmar que está esta problemática, (Sem vírgula) existe desde a industrialização. Isso se evidencia não pelas políticas econômicas de Juscelino Kubitschek Jk, mas também pela falta de acessos aos direitos naturais, como pensava o filosofo John Locke em que todos têm que ter acesso à liberdade, igualdade e propriedade.
Em relação ao processo industrial, é importante destacar a transição do governo Getúlio Vargas, defensor de uma economia nacionalista em que predominava os senhores donos das fazendas de café, (Ponto final) No entanto (porque apresenta uma ideia contrária) logo, o seu sucesso Juscelino Kubitschek, tinha como prioridade a abertura do mercado para o capital estrangeiro, uma vez que, (Sem vírgula) aqueles que tinham dinheiro eram vistos como aqueles que tinham mais poder. Portanto, estabelece no meio social, culturas, salários baixos, ou seja, situações alarmantes que herdamos (Reestruture).
John Locke é um grande filosofo inglês, tendo em vista o seguinte pensamento: o qual defende que é dever do Estado proteger e expandir direitos a todos cidadãos. Uma vez que os indivíduos não tem mais a liberdade de andar em paz por ser homossexual, ou pobre (Vírgula) e de não ter a possibilidade de frequentar uma escola, só porque é negro ou mora na favela de uma cidade. (Como assim? Reveja essa ideia)
A fim de solucionar esse empasse impasse, é necessário a mobilização de agentes como o Governo Federal. Nesse sentido (Vírgula) o Ministério da Educação deve promover o debate desse assunto (Qual?) na escola, de forma que os estudantes tenha o senso comum, há direitos e deveres de forma igualitária, no sentido de ter uma inclusão social independente de gênero, orientação sexual (Reestruture essa ideia). Desse modo, aumentar, (Sem vírgula) a interação entre as pessoas e alunos (Como assim? Ficou estranho. Reformule), além da escola, irá contribuir para a solução dessa problemática. (Reformule)
Comentários do corretor
Há problemas na construção de sentido no texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |