- Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 20/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social ocorre nos países chamados de não desenvolvidos. Surge da falta de uma educação melhor, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais pela maior parte da população. A desigualdade social existe em, (Sem vírgula) vários, (Sem vírgula) países, regiões, estados e cidades (Pleonasmo)(Apresente e desenvolva as ideias que serão discutivas ao longo do texto, uma vez que se apresenta de modo limitado neste parágrafo)

Geralmente o que causa a má distribuição de renda é o alto preço dos alimentos, que afetam muito mais as pessoas de baixa renda. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

A violência e a criminalidade são fatores que costumam precederem na maioria dos casos, pode ser explicado como consequência da desigualdade social. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)


A desigualdade racial, ou racismo, é a tendência de pensamento ou atitude humana, que dá grande importância a uma suposta existência de raças humanas diferentes e com diferenças em superioridade entre elas. (Reestruture)

A desigualdade racial tem seus índices aumentados com o fenômeno social de desigualdade, uma vez que uma disparidade na distribuição de recursos financeiros, em muitas sociedades, gera uma separação, ou uma segregação por grupos de pessoas com outros tons de pele, gênero ou etnia, orientação intelectual, religiosa, filosófica, sexual, etc.

O governo precisa atuar para garantir direitos e oferecer chances justas a todos. A saída para a crise deve começar pela diminuição dos privilégios dos super-ricos, e não com cortes no orçamento de serviços e políticas essenciais para a maior parte da população. Nós precisamos que o governo e a economia trabalhem para os 99%, e não apenas para o 1% do topo (Pono final. Reestruture a proposta de intervenção)

Se nosso governo trabalhar em favor da maioria (Qual maioria), é possível tornar o Brasil um país mais justo e igualitário.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200