Valores iguais - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 19/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indiscutível que a desigualdade no Brasil representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada e urgente em nossos dias. Isso se evidencia nos (Reformule, uma vez que está confuso) pela distribuição de renda desigual, mas também pelo preconceito de gênero entre os indivíduos. (Desenvolva mais o tema no parágrafo de introdução)

Em primeiro plano, nota-se que desde a proclamação da independência do Brasil, período o qual Dom Pedro foi declarado imperador, a renda distribuída para a população era desigual, algo muito semelhante aos dias atuais, em que a minoria das pessoas tem acesso a uma renda alta, enquanto a maioria vive em situações insatisfatórias. O maior efeito disso é a pobreza, que afeta milhares de indivíduos impossibilitando-os ao acesso à educação de qualidade, moradia, alimentação e a outros diversos direitos.

Em segundo plano, observa-se que outro fator de suma relevância que contribui para a desigualdade social é o preconceito de gênero. Isso ocorre devido a mulher ser considerada inferior ao homem, acarretando assim um sério problema na vida social feminina, o salário baixo, as mulheres são afetadas (Vírgula) pois, (Sem vírgula) procuram sobretudo a igualdade material. Parafraseando o que foi dito (Evite utilizar esses termos como um recurso de construção argumentativo), se os homens recebem mais, eles têm mais facilidade de adquirir bens, enquanto elas terão dificuldade de obter os mesmos produtos (Não há ideia de paráfrase nesse período). Outro fato relacionado ao problema, a maneira como cobrado os ingressos em muitos estabelecimentos para festa (Problemas na construção de sentido), de forma desigual, a mulher taxada com um preço menor, isso reflete uma assimetria, pois ambos participam do mesmo evento, mas  são tratados de maneira diferentes.

Desse modo, diante de um problema social que afeta o país inteiro(Vírgula) deve-se urgentemente ser tomadas medidas que possam reduzir a desigualdade. Logo, o governo deve organizar todo o sistema de distribuição de renda, fazendo com que todos recebam uma quantidade igual, para que dessa forma os indivíduos possam se manter de forma digna. Em consideração aos fatos históricos de preconceito ao gênero (Vírgula) a mídia com o seu papel fundamental de transmitir (?) deve criar programas, (Sem vírgula) nos quais possam retratar a mulher com um valor igual ao do homem e não submissa a esse (Como assim? Está confuso), além disso, (Sem vírgula) deve reforçar o argumento de igualdade de gênero do consumidor, para que dessa forma a sociedade possa refletir sobre os direitos iguais.
 

Comentários do corretor


Reveja as ideias apresentadas e relacione fatos que possam auxiliar na construção dos seus argumentos. Além disso, reveja coesão e coerência, uma vez que há problemas na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200