- Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 19/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social no Brasil vem se agravando muito nos últimos anos, embora seja um problema presente desde o Período Colonial com o modo de produção dos engenhos, e a politica de posse de terras que se concentrava nas mãos de poucos, o que continua a persistir nos dias atuais. Nesse sentindo, faz-se necessário analisar suas principais causas e consequências. (Desenvolva mais o tema)

Pode-se mencionar (Vírgula) por exemplo, que há uma má distribuição de renda no país, tendo em vista, (Sem vírgula) que os maiores salários ficam acumulados nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria recebe pouquíssimo e trabalha muito. Além disso, a educação de baixa qualidade no país impede que o podre tenha oportunidades de entrar no mercado de trabalho e possa melhorar a sua situação econômica e social. Enquanto em escolas particulares os ricos mantém-se nos mesmos padrões de vida, geração por geração. (Argumentação limitava. Apresente fatos e os articule)

Em consequência disso, há o crescimento da fome e da miséria, visto que, em um país com uma má distribuição de renda, é inevitável que com isso também não tenha um elevado nível de pobreza e o aumento das favelas. Como mostrado em uma pesquisa do Banco Mundial nesse ano, há nove milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza, algo que é inaceitável em um país que está entre os dez com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo, ser também o oitavo com maior índice de desigualdades social e econômica do mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). (Reestruture)

Dessa forma, é preciso que o Governo através de emendas à Constituição de 1988 possa estabelecer uma melhor distribuição de renda, para que assim não favoreça apenas uma classe, aliado com projetos educacionais que dê mais qualidade as escolas brasileiras, oferecendo preparações para que consigam ingressar no mercado de trabalho, melhor expectativa de crescimento e cursos com parceria com grandes empresas. E que a cada passo dado possa fazer da desigualdade apenas uma triste parte da história do Brasil. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, no entanto poucos fatos são apresentados para desenvolver os argumentos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200