Possuindo um PIB (produto interno bruto) de US$1,77, cerca de 9% de todas as reservas minerais e estando classificado como a 9° maior economia do mundo (Reestruture). (Vírgula ao invés de ponto final) é deveras vergonhoso o Brasil estar colocado como a na 8° (Reveja a pesquisa mais recente) nação mais desigual no mundo (Vírgula) e o ponto inicial da problemática, (Sem vírgula) está diretamente ligada a má gestão de recursos públicos.
A ineficiência do estado em fiscalizar - em suma maioria, áreas do interior dos estados - a distribuição de recursos, promove o desvio de verba, disponibilizando serviços como saúde, educação e segurança de baixa qualidade à população (Como assim? Não ficou claro). Em em consequência disso, processos migratórios para as capitais se tornam constantes, o que acaba formando áreas periféricas marginalizadas, com qualidades sanitárias e educacionais precárias. (Desenvolva mais, pois as ideias estão limitadas)
O desequilíbrio gerado pela má gestão, (Sem vírgula) favorece a criminalidade e não apenas para os recorrentes furtos, mas crimes discriminatórios, como injúria racial e homofobia, se tornam constantes, pois a presença da impunidade, (Sem vírgula) favorece a disseminação do discurso de ódio (Por quê? Desenvolva mais essa ideia).
É importante destacar que uma mudança brusca (O que seria essa "mudança brusca"? Apresente essa informação no texto) na gestão estatal, (Sem vírgula) não é o suficiente para a resolução do problema, é necessário são necessárias mudanças comportamentais na sociedade (Que tipo de mudança comportamental? Desenvolva mais), além da promoção, pelo governo e mídia, de debates e ferramentas acessíveis à população para que ocorra uma presença intensificada por parte da sociedade na gerência estatal. Por por fim, é sempre bom frisar de fazer uma escolha consciente para vosso representante, (Sem vírgula) durante o processo eleitoral, pois o homem certo no momento errado, (Sem vírgula) faz toda diferença no mundo. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As ideias que foram apresentadas no texto foram poucos desenvolvidas, além de estarem, em alguns casos, limitadas ao senso comum. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |